Uma competição que, este ano, vai mobilizar cerca de 500 crianças, de 48 equipas oriundas de vários concelhos do distrito de Coimbra. Os pequenos vão competir nos próximos dias 6 de março, no escalão de petizes (das 9h00 às 14h00), e 12 de março, no escalão traquinas (das 9h00 às 18h00), no EMT.
O torneio, criado pela CMC com o intuito de homenagear o homem do desporto e autarca Jorge Lemos, vai já na sua terceira edição e tem vindo a ganhar expressão desportiva, envolvendo cada vez mais participantes, contando este ano com meio milhar de crianças. “Jorge Lemos era uma figura incontornável de Coimbra, quer como responsável autárquico, quer como dirigente associativo”, começou por dizer o vereador Carlos Cidade. “Queremos que este reconhecimento perdure” e, acrescentou, “que se possam transmitir os valores da ética desportiva às camadas mais jovens, quer do concelho, quer do distrito”.
“Nestas iniciativas queremos transmitir, além do aspeto competitivo, o aspeto de convívio e de espirito desportivo”, acrescentou Carlos Cidade, realçando a importância de juntar 500 crianças de 48 equipas do distrito, num evento competitivo, mas também de promover os valores desportivos. “Todo o investimento efetuado para criar as condições necessárias para que os jovens possam desenvolver a sua atividade física, é um investimento bem realizado”, acrescentou ainda o vereador.
Uma afirmação que recebeu a total concordância do presidente da AFC, que apoia a CMC na organização do torneio. “O futebol de formação no distrito de Coimbra tem aumentado consideravelmente”, acrescentou, por sua vez, Horácio Antunes, recordando que “todos os fins-de-semana existem torneios de petizes e traquinas, de forma descentralizada, em todo o distrito”.
Horácio Antunes lembrou ainda Jorge Lemos, que conheceu como “atleta, engenheiro, vereador e vice presidente da AFC”, e elogiou o empenho da CMC na realização “desta grande homenagem desportiva”. O presidente da AFC lançou um apelo à presença “não só os dirigentes dos clubes, mas também dos pais das crianças”, para que possam encher as bancadas, em dois dias de confraternização muito importantes para os mais novos.
Recorde-se que Jorge Lemos (1953-2014) tornou-se numa personalidade incontornável de Coimbra, devido à sua atividade autárquica, desportiva e noutros quadrantes da nossa sociedade. Foi vereador do Desporto da CMC na década de 90 e deputado da Assembleia Municipal de Coimbra, cargo que ocupava aquando da sua morte. No plano desportivo, foi vice-presidente da Associação de Futebol de Coimbra e membro do Conselho Académico da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, entre 2008 e 2011. Integrou ainda o Clube de Veteranos de Atletismo. Ficou conhecido por ser uma pessoa sempre disponível para promover e alavancar a sua cidade, nomeadamente no desporto, área em que se destacou.