4 Maio 2016

Unidades hoteleiras de Coimbra com procura elevada | 3.º Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal

Unidades hoteleiras de Coimbra com procura elevada | 3.º Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal

O 3.º Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal, que vai realizar-se no Convento São Francisco, em Coimbra, entre 29 e 31 de maio, está a desencadear uma elevada procura das unidades hoteleiras na região de Coimbra, afirmou hoje o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, aos jornalistas, em conferência de imprensa dedicada aos órgãos de comunicação social especializados, realizada em Lisboa.

Pedro Machado adiantou que o 3.º Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal contabiliza já cerca de 200 inscritos, pelo que, até à data do evento, espera atingir meio milhar. Caso se chegue ao patamar de 500 participantes, o Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal tornar-se-á no segundo maior congresso nacional do sector, a seguir ao da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, “nestas primeiras semanas de atividade, já se notam alguns efeitos na cidade”, como a “ampliação das tradicionais zonas de sociabilidade” que têm contribuído para uma “maior vitalidade económica dos negócios em torno do Convento São Francisco”.

“Com a recente abertura deste espaço municipal, o Convento São Francisco Coimbra, Cultura e Congressos, não haveria local mais indicado para a realização deste fórum”, referiu Carina Gomes, acrescentando que se trata de “um centro cultural equipado com tecnologia de topo, um grande auditório (1125 lugares) e várias salas polivalentes com uma capacidade que varia entre 100 e 600 pessoas; em ocupação plena tem capacidade para cinco mil pessoas.”

A vereadora da Cultura e responsável pela área do Turismo na CMC explicou que, “sendo dedicado à cultura e aos congressos, está pensado também na ótica do acolhimento turístico e da captação de fluxos turísticos associados para a cidade e a Região Centro”. “Daí a importância do Welcome Center e do Centro Convention Bureau de Coimbra” virem a funcionar neste novo equipamento, acrescentou.

Por seu turno, Pedro Machado afirmou que a abertura do Convento São Francisco “é claramente o virar a página” e acrescentou: “Temos condições físicas e materiais para colocar Coimbra nos 20 primeiros lugares no ranking do Internacional Congress and Convention Association” (ICCA), que destaca os melhores destinos turísticos de incentivos e negócios. 

O Fórum “Vê Portugal”, com a participação de especialistas internacionais, é uma organização conjunta Turismo do Centro e Câmara Municipal de Coimbra.

Após uma receção, no dia 29, às 19h00, no histórico Café Santa Cruz, a abertura dos trabalhos, no segundo dia, conta com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, além de Pedro Machado. À noite, de acordo com a organização, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, profere uma conferência. Já a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, intervém no encerramento, no dia 31, às 13h00.

A participação é gratuita (participação no jantar/conferência tem custo de 30 euros), mas tem obrigatoriedade de inscrição através do link http://goo.gl/forms/danNlClgqg.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×