O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje escrituras de cedência de direito de superfície, a título gratuito, com dois clubes do concelho, o Sanjoanense Atlético Clube e o Futebol Clube de S. Silvestre. As cedências valem por um período de 25 anos, posteriormente renováveis anualmente, e possibilitam aos dois clubes renovarem e modernizarem os respetivos campos de jogos, situados na Caparrota, São João do Campo (8672 m2) e na Rua Campo de Futebol, S. Silvestre (8885 m2).
As cedências vêm na sequência do pedido feito pelos clubes para a realização de obras nos dois campos. Ambos pretendem colocar relva sintética nas referidas instalações desportivas e para tal apresentaram uma candidatura à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A escritura de cedência estabelece que as duas coletividades têm o prazo de um ano para iniciarem as obras. Os documentos foram assinados por Paulo Coutinho, presidente do Sanjoanense Atlético Clube, e por Carlos Protásio e Manuel Ferreira, respetivamente presidente e tesoureiro do Futebol Clube de S. Silvestre.
Com estas obras, os dois clubes pretendem otimizar as condições que oferecem para a prática desportiva, em particular do futebol, e conseguir captar mais atletas para formação. Será esta uma forma de aumentarem a sua competitividade e reforçarem o desenvolvimento da atividade desportiva, melhorando as condições que oferecem não só aos atletas, mas também aos munícipes que utilizam o equipamento.
O Futebol Clube de S. Silvestre foi fundado em 1974 e, desde sempre, tem desenvolvido programas desportivos dirigidos à população, proporcionando momentos de prática desportiva (107 praticantes) e informal (87 praticantes) de forma continuada e organizando diversos eventos desportivos e de carater pontual.
O Sanjoanense Atlético Clube foi fundado em 1972, e, desde essa data, tem desenvolvido programas para a população, proporcionando momentos de prática desportiva formal a 112 praticantes. Com a requalificação destas infraestruturas o clube quer dinamizar atividades desportivas de âmbito informal para a população e dar inicio à prática de ginástica, atletismo, columbofilia e artes marciais.