O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou hoje o novo edifício do Centro de Apoio Social de Souselas (CASS), que conta com as valências de creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos e serviço de apoio domiciliário. “Este é um excelente equipamento social que serve não só Souselas, mas também as redondezas”, afirmou o presidente da CMC, no final da visita que realizou às novas instalações do CASS, instituição que hoje celebra os seus 24 anos.
O dia foi de festa para o CASS, com a comemoração dos seus 24 anos e a inauguração de um novo equipamento, que lhe permitirá reforçar a resposta social que presta aos seus utentes. “Sentimos orgulho da vossa instituição”, salientou Manuel Machado, destacando o facto do CASS trabalhar com pessoas de características diferentes, desde crianças a idosos. O presidente da CMC reconheceu ainda o importante papel de todos os que trabalham no centro e elogiou a forma carinhosa com que tratam os utentes.
“O CASS pode sempre contar com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra”, assegurou ainda Manuel Machado, que depois de descerrar a placa de inauguração do espaço, visitou as novas instalações, na companhia do presidente do CASS, Joaquim Gonçalves, dos vereadores da CMC, Carlos Cidade e Jorge Alves, e de muitos outros convidados, entre os quais o presidente da União de Freguesias de Souselas e Betão, Rui Sousa Soares, e o diretor do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Ramiro Miranda.
Joaquim Gonçalves, por sua vez, lembrou que os tempos são difíceis e que, por isso, espera continuar a contar com a ajuda de todos. “O CASS é constituído por 11 valências, estando, de momento, todas elas lotadas”, afirmou o presidente da instituição, que referiu ainda que o jardim de infância continua a ser a valência que tem mais procura, avançando mesmo que está já a ser equacionada a possibilidade do CASS aumentar as suas atuais instalações.
O CASS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em 1992, que presta um serviço de referência dirigido à comunidade envolvente. A atividade do CASS é centrada no bem-estar da comunidade, visando a melhoria das vivências dos mais novos aos mais idosos. O CASS tem as valências de creche (acolhe 60 crianças), jardim de infância (60 crianças), Centro de Atividades de Tempos Livres (40 crianças), Centro de Dia (20 utentes), Estrutura de Apoio a Idosos (18 utentes), Centro de Convívio (25 utentes) e presta igualmente serviço de apoio domiciliário a 48 utentes.