12 Julho 2016

Autarquia de Coimbra quer conhecer melhor o perfil dos turistas

Autarquia de Coimbra quer conhecer melhor o perfil dos turistas

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá brevemente propor questionários aos visitantes de Coimbra, através de equipas municipais colocadas em pontos estratégicos da cidade. A revelação foi feita hoje, pela vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, no seminário “Cidade como um espaço de Turismo”, realizado no âmbito da sessão de encerramento da 5.ª edição do curso de Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira (PG-GTH), fruto da parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. O primeiro painel, dedicado ao tema “A governança Turística na Cidade”, era composto, para além da autarca, pelo presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado.

Segundo Carina Gomes, o instrumento “essencial para o planeamento dos destinos turísticos”, parte de uma necessidade sentida pela própria autarquia, estará disponível em português, inglês, castelhano e francês e terá questões destinadas a conhecer a opinião, os interesses e as motivações dos visitantes. “Queremos saber que razões motivaram a visita, onde procuram informação sobre a cidade, como avaliam a qualidade e as fontes dessa informação, como avaliam o ambiente urbano da cidade, o que mais agrada e o que mais desagrada os visitantes, quanto tempo gastam em média na cidade, como se deslocam e com quem vêm”, adiantando que “só podemos desenvolver, qualificar e melhorar aquilo que conhecemos bem e, infelizmente, os dados oficiais produzidos pelo Instituto Nacional de Estatística não permitem aferir nenhuma destas questões, limitando-se a divulgar o número de dormidas, de hóspedes e pouco mais”.

Para Carina Gomes, Coimbra é, efetiva e crescentemente, um espaço de turismo. “O número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros, os proveitos com a atividade turística, o número de atendimentos nos postos de turismo da cidade e o número de visitantes nos nossos monumentos e equipamentos culturais têm vindo a aumentar consideravelmente”, e acrescentou que, por ocasião das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016, “as taxas de ocupação hoteleira atingiram os 90% nalguns períodos, rondando ou ultrapassando sempre os 75% nos restantes dias destas celebrações”.

Um dos temas ou brandtags mais procurados online, em 2015, segundo um indicador da Bloom Consulting, apresentado pela vereadora sobre o Município de Coimbra foi “alojamento” e, de acordo com um relatório sobre City Brand Ranking dos municípios portugueses, produzido pela mesma consultora, Coimbra está em primeiro lugar, entre 100 municípios da Região Centro, na categoria “Visitar”. 

A vereadora da Cultura da CMC abordou ainda outros exemplos de trabalho que estão a ser desenvolvidos neste momento, como o Coimbra Card, um bilhete turístico integrado para a cidade de Coimbra, promovido pela autarquia, em parceria com outras entidades, com o objetivo de que, “por cerca de 25€, os turistas possam ter acesso, durante 48 horas, a mais de 10 atrações turísticas, além de poderem circular livremente nos transportes públicos municipais”, e um projeto comum de turismo cultural, a candidatar a fundos comunitários, para valorizar e promover os lugares Património Mundial do Centro de Portugal, que envolve, para além do município de Coimbra, os municípios de Tomar, Batalha e Alcobaça e a TCP. “Um projeto que permitirá estruturar outros produtos que possam enriquecer a visita e prolongar as estadias dos visitantes”, sublinhou Carina Gomes. 

A iniciativa teve como principal objetivo proporcionar a partilha de conhecimento e experiências sobre novos desafios que se colocam à gestão das cidades enquanto espaços dinâmicos de turismo. 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×