O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, defendeu hoje que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC) deve obter o estatuto de Universidade, acreditando que essa alteração se venha a concretizar. “Uma Escola que merece ser detentora do estatuto de Universidade ou o estatuto de universitária, a forma adequada. Será para ficar resolvido, assim espero, porque é útil para a cidade e útil para o país”, afirmou Manuel Machado, na abertura da sessão solene da comemoração dos 135 anos da ESENFC, realizada no Convento São Francisco.
Sendo também o presidente honorário das comemorações, o autarca elogiou o estabelecimento de ensino sedeado na cidade, enaltecendo o “apreço, gosto e orgulho que temos na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”. “Aquilo que aqui se faz é uma das pedras angulares para uma medicina humanista e humanizada”, completou.
Em tempo de aniversário, o presidente da CMC prestou também homenagem àqueles que estiveram na génese da ESENFC. “O Dr. Costa Simões, fundador, o Dr. Ângelo da Fonseca, criador, e o Dr. Bissaya Barreto. Em tempos diferentes, cada qual a seu jeito, todos eles foram a base de partida para aquilo que hoje temos – a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.” Recorde-se que este estabelecimento resulta da fusão de duas escolas de enfermagem: a Ângelo da Fonseca e a Bissaya Barreto.
Perante o grande auditório do Convento São Francisco bem preenchido, Manuel Machado recordou palavras de Bissaya Barreto: “Quem não seja capaz de viver intensamente, com paixão, o Serviço, vendo nele a sua própria vida, não cabe nele.” Nesta afirmação, o autarca interpreta “o espírito construtivo, inovador e pioneiro, que tem perdurado e permitido a longevidade desta escola”.
As comemorações dos 135 anos da ESENFC contam com o Alto Patrocínio e a coorganização da Câmara Municipal de Coimbra.