24 Novembro 2016

Coimbra acolhe Mostra de Ensino Profissional

Coimbra acolhe Mostra de Ensino Profissional

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, inaugurou ontem, no Pavilhão Centro de Portugal, a Mostra de Ensino Profissional 2016, que estará patente ao público até amanhã. A mostra, realizada pela Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), com o apoio da autarquia de Coimbra, é dirigida a professores, alunos, empresários e encarregados de educação e visa promover o que melhor se faz no ensino profissional através de uma mostra de provas de aptidão profissional e da partilha de testemunhos de ex-alunos e empresários.

Jorge Alves agradeceu, em primeiro lugar, o facto de esta mostra se realizar em Coimbra e de juntar aqui escolas de toda a região centro. “O ensino profissional é fundamental, é necessário”, afirmou o vereador. O autarca disse conhecer os problemas por que passam as escolas profissionais, porque a CMC é proprietária do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP). 

Como fez questão de sublinhar, “o ensino profissional é fundamental, é um ensino orientado para a prática, para o desenvolvimento de competências e é o futuro para muitos jovens e também o elemento essencial no desenvolvimento do país”. A finalizar, o edil deixou o apelo para que a ideia de que o ensino profissional é para quem não é bom aluno vá acabando. “Todos nós temos que contribuir para que não seja assim. A formação profissional tem que ser valorizada para que mais jovens optem por ela porque o país precisa e o desenvolvimento passa também pela aposta no ensino profissional”, concluiu.

A inauguração contou também com a presença do presidente da ANESPO, José Luis Presa, do chefe de gabinete do Secretário de Estado da Educação, Jorge Morais, da delegada Regional do Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Cristina Oliveira, e do delegado Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Alberto Costa.

Para além da visita aos stands, houve demonstrações dos alunos das escolas profissionais em áreas como a dança, violino, piano, teatro, etc..

Segundo a ANESPO, entidade organizadora, esta iniciativa é da maior importância, especialmente para os alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade e têm de decidir sobre qual o caminho a seguir quando entrarem no secundário, no próximo ano letivo, bem como para os alunos  que já se encontram a frequentar este tipo de ensino  na hora  de terem de fazer opções quanto à sua prova de aptidão profissional.

Neste sentido, foram convidados a participar na Mostra os professores e outros colaboradores das escolas, os pais e encarregados de educação, tendo sido feito um convite às escolas do ensino básico e às escolas com cursos profissionais que organizem a participação de alunos para um conhecimento de proximidade do trabalho que está a ser realizado nas escolas profissionais da Região Centro. 

Para além das muitas atividades propostas, prevê-se ainda a realização de uma conferência, que focará a temática do futuro do ensino profissional, amanhã, às 15h30. Uma hora mais tarde, alunos diplomados e representantes de empresas irão dar o seu testemunho, havendo lugar à assinatura de protocolos com empresas e instituições. A Mostra de Ensino Profissional 2016 terá a sua sessão de encerramento pelas 17h00.

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×