11 Novembro 2016

Comissão Municipal de Proteção ao Idoso vai à próxima Assembleia Municipal

Comissão Municipal de Proteção ao Idoso vai à próxima Assembleia Municipal

Ao discursar no terceiro painel das Primeiras Jornadas do Observatório do Envelhecimento – Por Um envelhecimento Positivo, organizadas pela Associação de Aposentados e Pensionistas Reformados (APRe!), o vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra CMC), Jorge Alves, anunciou que o projeto de Regulamento de Funcionamento da Comissão Municipal de Proteção do Idoso de Coimbra (CoMPIC) irá ser apresentado na próxima sessão da Assembleia Municipal de Coimbra, a decorrer no próximo dia 16 de novembro. 

Segundo o vereador, “esta comissão deverá estar a funcionar em janeiro, em instalações municipais”. Como explicou, a ideia da criação desta comissão, que irá abranger todas as instituições do concelho de Coimbra que trabalham em prol do idoso, partiu da APRe!, que apresentou a proposta à CMC há um ano.

A CoMPIC será uma entidade de âmbito municipal, que colaborará com outras instituições dotadas de competências no apoio à população idosa, privilegiando a informação, promoção e cooperação com vista à resolução de problemas transversais que coloquem em risco a população idosa e adultos dependentes do Município de Coimbra, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida. 

Jorge Alves referiu ainda que esta comissão será composta pelo presidente da CMC, o vereador do pelouro da Ação Social, um representante da Segurança Social, um representante dos serviços de Saúde, um representante da Policia de segurança Pública, um representante da Guarda Nacional Republicana, um representante das instituições particulares de solidariedade social e de outras organizações não-governamentais que desenvolvam, na área de competência territorial da CoMPIC, atividades de carácter não institucional destinadas a idosos e um representante de organizações não-governamentais que desenvolvam, na área de competência territorial do CoMPIC, atividades no âmbito da participação cívica e dignificação da pessoa idosa e que promovam a solidariedade institucional.

Para o edil, torna-se importante a criação desta comissão visto que “temos uma população idosa elevada em Coimbra”.

O segundo a discursar neste painel, cujo tema era “Coimbra e o Envelhecimento”, foi Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, que abordou o papel das juntas de freguesia no apoio ao idoso. Jorge Veloso falou essencialmente do contributo prestado pelas Comissões Socias de Freguesia e no fundo de Emergência Social. Falando da união de freguesias a que preside, referiu que já foram resolvidos 46 casos urgentes, estando mais seis em lista de espera.

Findo o painel, Rosário Gama, presidente da Apre! lançou alguns desafios, como seja a criação de um Conselho Municipal do Idoso, da existência de orçamentos participativos com projetos para idosos ou a existência de um provedor do idoso nas freguesias.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×