26 Janeiro 2017

Coimbra acolhe 2.ª feira visita de Estado do Presidente da Grécia Prokopios Pavlopoulos

Coimbra acolhe 2.ª feira visita de Estado do Presidente da Grécia Prokopios Pavlopoulos

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o comandante Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra, Pedro Teles, divulgaram hoje, em conferência de imprensa, na sede do Comando da PSP, um plano de medidas excecionais necessárias à prestação de Honras de Estado à visita, a Coimbra, na próxima segunda-feira, do presidente da República Helénica, Prokopios Pavlopoulos, bem como a garantia da segurança de todos os envolvidos. 

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhará Prokopios Pavlopoulos durante a sua visita a Coimbra, numa cerimónia com Honras de Estado que, ao que tudo indica, “ocorre pela primeira vez”, em Coimbra (a cidade já foi visitada por vários presidentes da República, mas não terão sido prestadas Honras de Estado). A iniciativa, promovida por Marcelo Rebelo de Sousa, foi aplaudida por Manuel Machado, por promover a descentralização. Trata-se de um encontro que “irá juntar chefes de Estado de dois países, que têm problemas comuns no que diz respeito a diversas instâncias, designadamente às ações decorrentes do Mercado Único Europeu e da União Europeia”, notou Manuel Machado.

“Temos vindo a trabalhar com a intenção de que a visita, que muito nos honra, corra bem, afirmou o presidente da CMC, alertando para as inevitáveis alterações à normal circulação automóvel”, de “uma operação que obrigará à deslocação de muitos meios”. “Apelamos à participação dos cidadãos e à compreensão para eventuais alterações imprevistas que poderão ocorrer”, sublinhou o autarca. 

“Desejamos ardentemente que a visita do presidente da República da Grécia decorra com o maior brio, evidenciando o bom relacionamento que existe entre Portugal e a Grécia”, afirmou o edil, destacando que, no caso de Coimbra, “desde tempos imemoriais que a cultura helénica tem sido um referencial, não apenas da nossa Universidade, mas também da nossa cidade (…) e isto é mais um estímulo para que nos empenhemos para que as coisas corram com toda a dignidade e solenidade devida”.

“É uma visita importante que acolhemos com muito gosto”, reforçou Manuel Machado, convidando “todos” a assistirem, designadamente, à chegada dos chefes de Estado grego e português, pelas 9h30, à Igreja de Santa Cruz (panteão nacional), onde se realizará uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques. Depois de visitar a Universidade de Coimbra e de almoçar, na antiga igreja do Convento São Francisco, com empresários da região e pessoas ligadas à cultura grega, Prokopios Pavlopoulos será distinguido pela UC com o grau de ‘doutor honoris causa’ (cerimónia agendada para as 14h30).

“A Policia de Segurança Pública é responsável por garantir a segurança de toda esta visita em todo o território de Coimbra”, garantiu o comandante Distrital da PSP de Coimbra, Superintendente Pedro Teles, salientando o apoio demonstrado pela autarquia desde o início desta operação. 

Segundo Pedro Teles, durante a visita de Estado cabe à PSP garantir as condições para a prestação de Honras de Estado, garantir a segurança dos participantes, minimizar os constrangimentos a sentir pelos munícipes e afirmar Coimbra como cidade moderna, aprazível e segura. Para o efeito, o comando de Coimbra contará com a cooperação e reforços de outras forças da PSP, além da Câmara e da Polícia Municipal de Coimbra.

A fim de procurar minimizar os constrangimentos que se venham a verificar e para que os cidadãos de Coimbra sejam o menos possível afetados pelas cerimónias, a PSP dividiu os condicionamentos de trânsito por proibição total de circulação em determinadas horas, proibição total de estacionamentos em determinadas horas e cortes de trânsito durante alguns minutos nos locais onde passará a comitiva.

Prokopios Pavlopoulos é Presidente da República Helénica desde março de 2015. Professor de Direito e também advogado, formou-se em Paris, é casado e tem três filhos. Politicamente, é um europeísta convicto e integrou um governo conservador liderado por Costas Caramanlis, entre 2004 e 2009, como ministro do Interior.

Consulte aqui os condicionamento de trânsito e estacionamento.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×