23 Março 2017

Munícipes poderão usufruir de estacionamento gratuito junto aos SMTUC durante empreitada da Praça das Cortes

Munícipes poderão usufruir de estacionamento gratuito junto aos SMTUC durante empreitada da Praça das Cortes

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, consignou hoje a empreitada de requalificação da Praça das Cortes de Coimbra à empresa Irmãos Almeida Cabral Lda., pelo valor de 421.198 euros (c/IVA) e um prazo de execução de 210 dias. “O parque de estacionamento não é apenas para os utilizadores do estádio universitário, mas também para os utilizadores do centro da cidade”, afirmou Manuel Machado, revelando que a autarquia irá criar um novo parque de estacionamento gratuito, junto aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que os automobilistas poderão usar como alternativa durante e após a empreitada. 

Carlos Cidade, vereador da CMC do Urbanismo, Diamantino de Almeida Cabral, representante da firma adjudicatária e diversos técnicos municipais, também marcaram presença no ato. 

Segundo Manuel Machado, prevê-se que a conclusão dos trabalhos ocorra ainda durante o ano em curso, a tempo, portanto, do início dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) de 2018, que terão o seu epicentro no complexo do Estádio Universitário, equipamento desportivo situado nas proximidades da Praça das Cortes. “O tempo de execução desta empreitada é muito importante porque ela tem de estar pronta bem antes dos treinos para os EUSA Games”, vincou.

“Queremos mostrar uma cidade como ela é, bonita e ainda melhor” através, segundo o edil, de um projeto simples “que servirá a cidade e as pessoas que a usam”.

A obra que a partir de hoje se inicia visa melhorar a Praça das Cortes, que atualmente funciona como estacionamento desregrado e é um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário. A empreitada irá beneficiar as estruturas envolventes, através da construção, na secção norte da praça, de um parque de estacionamento fechado, e de uma zona pedonal, a sul, que funcionará como “receção” para quem atravessa a ponte. 

A renovação desta área urbana inclui a plantação de 46 árvores. Lódãos no parque do estacionamento, jacarandás na zona pedonal, e freixos europeus no talude entre o estacionamento e a secção pedonal. Já o passeio junto ao Estádio Universitário será prolongado até à Av. João das Regras, melhorando o acesso pedonal.

A Praça das Cortes foi alvo de uma intervenção cuidada aquando da construção do Estádio Universitário, mas que não chegou a ser concluída, restando hoje poucos vestígios da mesma. Como, na altura, não foram criados os parques de estacionamento inicialmente previstos para o estádio, esta área tem vindo a ser utilizada, intensivamente, como estacionamento desregrado. Um uso que contribuiu para degradar o espaço, com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas. 

O acesso ao futuro parque de 175 lugares (quatro dos quais destinados a automobilistas com mobilidade reduzida) far-se-á a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras, efetuando-se a saída através da Av. de Conímbriga. A acessibilidade ao parque será limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo. Na Av. de Conímbriga e na entrada do parque serão instalados painéis com informação sobre a disponibilidade de aparcamento. Ainda no exterior do parqueamento estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros. 

A empreitada necessita de acompanhamento arqueológico, que será efetuado por técnicos da CMC, de modo a não onerar o custo da construção do estacionamento.

Ouça aqui a intervenção de Manuel Machado.

 

https://soundcloud.com/user-466906625/manuel-machado-na-consignacao-da-requalificacao-da-praca-das-cortes
Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×