A Mata Nacional do Choupal (entre a área das merendas e os campos de jogos) vai receber, no dia 2 de junho, pelas 15h00, a festa de encerramento da temporada 2016/2017 do programa municipal “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3.ª Idade”. Uma tarde dedicada à ginástica e aos jogos tradicionais, que tem como objetivo juntar os utentes e as instituições que participaram nesta edição do programa e o grupo “Vivência”, da Aposénior, em momentos de convívio e lazer. O programa, implementado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) em 2013, tem crescido de ano para ano, contando, nesta edição, com a participação recorde de 435 utentes que integram 16 instituições do concelho.
O programa municipal foi criado há quatro anos com o objetivo de promover a prática de atividade física junto dos idosos do concelho. Tendo em conta as necessidades especiais da população sénior, desde a debilidade física à fragilidade emocional, muitas vezes provocada pela solidão, e conhecidos os benefícios que a prática de atividade física tem para esta faixa etária, a CMC decidiu implementar um programa que procurasse melhorar a condição física e psicológica dos idosos, trabalhando a recuperação do ritmo e da expressividade do corpo, a melhoria dos reflexos, treinando a força muscular, a mobilidade articular e a resistência.
A autarquia elaborou o programa, que consiste na prática de dois tipos de atividade física, em meio aquático e em meio terrestre, e disponibilizou equipamentos desportivos e técnicos especializados da CMC para orientarem e acompanharem as atividades dos utentes aderentes, muitas vezes levando a própria atividade às instituições do concelho. As aulas em meios aquáticos decorreram em três complexos de piscinas municipais – Piscinas Municipais Rui Abreu, Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição e Centro Olímpico de Piscinas Municipais – e as em meio terrestre aconteceram nas instalações das instituições ou no Pavilhão do Sport Clube Conimbricense.
O programa tem-se revelado um sucesso de ano para ano, aumentando sempre o número de aderentes, e atingiu o seu recorde nesta quarta edição 2016/2017, com a participação de 435 utentes (mais 38 do que na temporada anterior) de 16 instituições (mais uma do quem na época passada) do concelho. Uma diferença substancial para o ano de arranque, 2013/2014, que contou com a participação de 255 utentes de 13 instituições do concelho. “Espero que este programa possa abranger 500 pessoas em 2018”, perspetivou o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, no arranque do programa de desporto social promovido pela autarquia, em outubro passado.
Dos 435 utentes inscritos nesta edição, 157 participaram em atividades em meio aquático e 278 em meio terrestre. As aulas em meio aquático com maior percentagem de adesão decorreram nas Piscinas Municipais Rui Abreu (utentes de Torre de Vilela, Centro de Solidariedade Social da Adémia, Centro Paroquial da Pedrulha, ANAI e Centro Social do Botão). Já as aulas em meio terrestre mais participadas aconteceram nos Centros de Dia (Obra Social Torre de Vilela, Centro da Adémia, Centro Paroquial da Pedrulha, Centro de Almalaguês, Celium, Centro de Apoio Social de Souselas e Santa Casa da Misericórdia).
Este programa municipal de 2016/2017 contou com a adesão das seguintes instituições: Obra Social de Torre de Vilela, C.S.S. da Adémia, Celium, C.P.B.E.S. de Almalaguês-Centro de Dia, C.P.B.E.S. de Almalaguês-Lar, ANAI, C.S. Rainha Santa, Casa de Repouso, C.S.C.R. do Botão, Graça de S. Filipe, Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Casa dos Pobres, C.P. da Pedrulha, Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra, Centro Paroquial de S.S. de Ribeira de Frades, Centro Social Paroquial de São João do Campo e Centro de Apoio Social de Souselas.