O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, participou hoje na sessão de abertura do VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, que está a decorrer no Convento São Francisco (CSF). O conclave reúne a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em Horticultura, incluindo a fruta, hortaliças, vinha, olival, plantas aromáticas e medicinais e plantas ornamentais. Um evento que, este ano, decorre em Coimbra, até ao próximo dia 10 de junho. Tem como tema a “Intensificação e Sustentabilidade nas Cadeias de Valor Hortícolas” e constitui-se como o mais alargado fórum de discussão de ciências hortícolas na Península Ibérica.
É a oitava edição de um evento organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH), que reúne a cada 4 anos a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em Horticultura.
Carlos Cidade começou por dar as boas vindas, a Coimbra, a todos presentes, descrevendo o local onde o congresso se encontra a decorrer, o CSF. “Estamos num espaço que teve de ultrapassar muitos obstáculos para chegar ao patamar em que se encontra atualmente. É um local que acompanha a História de Portugal e da cidade de Coimbra, naquilo que aconteceu de bom e menos bom”, afirmou o vereador do Ambiente, recordando os episódios das invasões francesas. “Hoje temos um centro de congressos que está a desenvolver uma excelente atividade (…) que honra a cidade e o país”, sublinhou.
O vereador do Ambiente da CMC convidou ainda os presentes a descobrir a cidade de Coimbra. “Usufruam da nossa cidade, porque de certeza sairão daqui com muita saudade”, concluiu, desejando a todos um “bom trabalho”.
Carlos Cidade discursou na sessão de abertura do 8.º Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas. Uma sessão que contou ainda com a participação de Domingos Almeida, presidente da APH, de Carlos Baixauli, presidente da SECH, de Adelina Martins, diretora regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, e de Rosa Guilherme, da comissão organizadora.
Todas as informações sobre o VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas poderão ser consultadas em http://www.aphorticultura.pt/iberico-2017.html.