O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, foi reeleito, hoje, presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A eleição foi anunciada ao início da tarde, no retomar dos trabalhos do XXIII Congresso da associação, que decorre durante todo o dia de hoje, em Portimão.
No seu discurso de abertura do Congresso, Manuel Machado destacou o “momento particularmente sólido, positivo, saudável e afirmativo do poder autárquico em Portugal”.
O reeleito líder da ANMP destacou o trabalho realizado pela Casa Comum do Poder Local Democrático nos últimos quatro anos, nomeadamente “junto do Governo, da Assembleia da República e da Administração Central”.
“Creio poder dizer que os municípios deram uma ajuda de mais de mil milhões de euros para que o ministro das Finanças, Mário Centeno, pudesse reforçar a sua credibilidade nas instâncias europeias e ser, hoje, presidente do Eurogrupo”, salientou o autarca a importância do poder local no reequilíbrio das contas públicas.
Na sessão de abertura do Congresso participou também o primeiro-ministro, António Costa. Na sessão de encerramento, que está agendada para as 19:00 horas, estará presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, entre outros.