Uma das competições mais importantes do calendário internacional de judo, a Taça da Europa de Juniores, está de volta a Coimbra este fim de semana. O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia vai receber cerca de 500 atletas, com idades entre os 15 e os 20 anos, em representação de 26 países europeus. Desses, 101 são judocas portugueses e 24 do distrito de Coimbra. Um evento que é organizado pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ) com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que volta a colocar a cidade no roteiro internacional da modalidade e que foi hoje apresentado publicamente, em conferência de imprensa.
“Ter uma prova desta dimensão em Coimbra faz justiça aos clubes, aos atletas e aos árbitros do concelho”, afirmou o Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC, Francisco Paz. “Esta é uma prova desportiva de topo, que traz mais-valias para a cidade: permite que os atletas de Coimbra ganhem experiência internacional, promove o turismo e impulsiona o desenvolvimento económico – uma vez que há um número considerável de pessoas que vem para Coimbra durante o fim de semana e que podem voltar – permite que o pavilhão receba eventos internacionais e coloca a nossa cidade no mapa”, concluiu Francisco Paz, desejando que “haja desportivismo e fairplay e que os atletas do concelho, e do país também, tenham bons resultados”.
“Esta é uma das provas mais importantes que se realiza em Portugal e que tem vindo a crescer, a aumentar o número de atletas e de países participantes”, referiu, por sua vez, o presidente da FPJ, Jorge Fernandes, argumentando que tal se deve “às boas condições de Coimbra e à política da Federação, de trazer mais atletas a participar e de apostar no intercâmbio com outros países”. Jorge Fernandes realçou a importância do evento, recordando que a competição faz parte do World Tour da Internacional Judo Federation, que permite pontuar no Ranking Mundial de Juniores, e é uma boa oportunidade para os judocas portugueses poderem competir e tentarem obter os mínimos para a participação no campeonato da Europa e do Mundo deste escalão.
A conferência de imprensa contou ainda com a participação do presidente do Conselho de Arbitragem da FPJ e da Federação Europeia de Judo, Nuno Carvalho, que referiu que “cada vez mais, este é um evento que interessa aos árbitros internacionais, que este ano já são 20”, e com os judocas André Diogo e Diogo Brites. A prova começa no sábado, dia 17 de março, pelas 10h00, e conta com um total de 487 atletas (298 masculinos e 189 femininos) inscritos, entre esses 101 portugueses (64 masculinos e 37 femininos). O distrito de Coimbra está muito bem representado, com 24 judocas inscritos, sendo que seis foram convocados pela Seleção Nacional de Judo.
Recordamos que Coimbra foi palco, no início do mês, dos campeonatos nacionais de juniores e veteranos. Coimbra recebe agora a Taça da Europa de Juniores, mas não é só. O judo vai continuar com uma agenda intensa durante os próximos meses na cidade e já na próxima semana, o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia vai receber os melhores da modalidade, de 19 a 22 de março, no Estágio Internacional de Judo (EJU Junior Training Camp). Em maio, nos dias 26 e 27, realiza-se a Taça da Europa de Cadetes (Cadet European Judo Cup) e, de 28 a 30, o Estágio Internacional de Judo (EJU Cadet Training Camp). Em junho, no dia 16, Coimbra recebe a VI Taça António Lopes Aleixo. Os eventos de judo referenciados contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, num valor superior a 11 mil euros.