A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra celebra hoje o seu 237º aniversário. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, esteve presente, esta manhã, na formatura geral e, no final, dirigiu palavras de agradecimento e incentivo aos “soldados da paz”.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) celebra hoje o seu 237º aniversário. “Como presidente da Câmara Municipal e como cidadão quero dar-vos uma mensagem de que vale a pena trabalhar e este ano vamos ter de o fazer ainda mais intensamente (…) para evitarmos que ocorra no nosso município o que aconteceu o ano passado em concelhos vizinhos”, salientou Manuel Machado.
Após depositar flores no local que homenageia os bombeiros falecidos em Mortágua, em fevereiro de 2006, Manuel Machado, manifestou a sua preocupação com a preparação do território, para evitar que uma tragédia desta dimensão se repita, apelando ao empenho de todos.
“Ao longo destes mais de dois séculos, e tirando alguns incidentes de má memória que é preciso não esquecer, nós temos mostrado que é possível ser solidário e intervir com eficácia e profissionalismo.” O autarca salientou ainda o reforço do quadro da CBSC, do equipamento de proteção individual e da atualização da frota de combate. “Logo que a lei do orçamento de estado o permitiu, houve a atualização salarial, para que cada um de vós se sinta integrado e justamente renumerados por aquilo que é permitido por lei”.
Com mais de dois séculos de história e já a aproximar-se de outro meio século a CBSC tem muitos motivos de orgulho. Foi esse orgulho, alicerçado à “dedicação, e ao profissionalismo no serviço às populações” que Manuel Machado destacou.
Ainda hoje, o presidente da CMC e da Associação Nacional de Municípios Portugueses reuniu com representantes dos municípios de todo o país para continuar a definir as prioridades na intervenção florestal.