31 Março 2019

Rui de Alarcão homenageado pela Fundação Inês de Castro

Rui de Alarcão homenageado pela Fundação Inês de Castro

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, participou, ontem à tarde, numa homenagem realizada pela Fundação Inês de Castro a Rui de Alarcão, o reitor que esteve mais tempo à frente da Universidade de Coimbra depois do 25 de abril de 1974 e que foi presidente do Conselho Geral da Fundação Inês de Castro. Manuel Machado recordou “o saudoso e ilustre amigo”, evocando as suas inúmeras qualidades, nomedamente a forma conciliadora com que sempre realizava as suas intervenções, mostrando “a sabedoria de quem tem um sentido superior de cidadania”. “A força tranquila que o senhor professor Rui de Alarcão nos transmitia era única”, salientou, durante o discurso que proferiu na Quinta das Lágrimas.

Segundo Manuel Machado, Rui de Alarcão “era dos que gostava de ajudar a construir e não a destruir” e “sabia sempre intervir, com a sabedoria de quem tem um sentido superior de cidadania”. “Ele sonhava, alimentava-se dos sonhos e alimentava-nos”, acrescentou o autarca.

 

“Há aqui uma cadeira vazia, uma cadeira vazia pela partida prematura do nosso querido amigo professor Rui de Alarcão, Magnífico Reitor que liderou na Universidade de Coimbra de forma determinante para o futuro. As relações entre a cátedra e a academia mudaram radicalmente graças ao modo de ver a vida e o Mundo, de construir soluções”, afirmou ainda Manuel Machado, realçando as qualidades humanas de Rui de Alarcão. “Ele é merecedor do nosso reconhecimento, do nosso agradecimento, da nossa emoção”, salientou, dirigindo-se aos amigos e familiares presentes no auditório.

 

Manuel Machado deixou ainda uma saudação à Fundação Inês de Castro, que Rui de Alarcão abraçou desde a sua criação, pela iniciativa, mas também pelo percurso que tem realizado. “Saúdo este grupo de concidadãos, por assumir este desafio de forma a afirmar a importância de Coimbra no contexto nacional, sem sobranceria, mas com eficácia, com qualidade, com sensibilidade, com motivação, com ideias novas que nas mais diversas formas de expressão e artes aqui têm sido acolhidas”, referiu.

 

A cerimónia de homenagem a Rui de Alarcão contou ainda com a intervenção de José Miguel Júdice, José Manuel Cardoso da Costa e a esposa de Rui de Alarcão, Eliana Gersão, que agradeceu a todos as palavras de carinho para com o seu falecido marido.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×