21 Outubro 2019

Alterações de trânsito na Alta a partir de 22 de outubro | Requalificação de vias

Alterações de trânsito na Alta a partir de 22 de outubro | Requalificação de vias

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que estão reunidas as condições para a reabertura, a partir do dia 22 de outubro, do trânsito rodoviário e pedonal na Rua da Fonte Nova, que foi requalificada no âmbito de uma empreitada que engloba também as ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo e Joaquim António de Aguiar, e que representa um investimento de cerca de 680 mil euros.

Os trabalhos estão a ser realizados em várias fases, de modo a minimizar o impacto nos acessos a habitações e serviços. Nesse sentido, a empreitada vai avançar para a segunda fase, que vai implicar diferentes condicionamentos de trânsito na Alta de Coimbra a partir de terça-feira, 22 de outubro, com especial incidência na Rua do Colégio Novo. Nomeadamente:

 

– Corte de trânsito e estacionamento na Rua do Colégio Novo, desde o cruzamento da Rua da Fonte Nova e da Rua Martins de Carvalho até à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

– Mantém-se a inversão do sentido de trânsito no troço em que se manterá aberto da Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), na Rua João Jacinto (Casa da Escrita) e no troço superior da Couraça dos Apóstolos que faz a ligação à Rua Padre António Vieira, sendo que agora será possível subir a Couraça dos Apóstolos desde a Faculdade de Psicologia até ao cruzamento com a Rua João Jacinto (Casa da Escrita), sendo aí de sentido descendente obrigatório.

 

– Neste sentido, o acesso à Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia) continua a ser possível nesta fase seguindo o trajeto: Av. Sá da Bandeira, Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos (troço superior) e Rua João Jacinto (ambas no sentido descendente, inverso ao habitual), podendo seguir para a Rua dos Coutinhos (em direção à Sé Velha) ou para a Rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), também no sentido inverso ao habitual.

 

– Já o acesso à Rua Corpo de Deus e à Rua e Travessa Martins de Carvalho passa agora a ser possível via Rua da Fonte Nova.

 

As alterações impostas à Linha (azul) do Centro Histórico dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) mantêm-se as mesmas em vigor desde 15 de julho. O percurso alternativo, a partir da Manutenção, passa pela Av. Sá da Bandeira, Rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos e Rua João Jacinto (ambas no sentido inverso ao habitual), retomando o percurso normal a partir da Rua dos Coutinhos em direção ao Largo da Sé Velha.

 

Os acessos alternativos estão indicados no seguinte mapa:

 

Recorde-se que esta intervenção, que está entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., visa dar continuidade ao plano estratégico da autarquia para melhorar a mobilidade pedonal e as infraestruturas do subsolo na zona histórica da cidade, num investimento global que já é previsivelmente superior a 3,5M€.

 

Estas intervenções pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, através da requalificação do espaço público. O projeto prevê, também, a remodelação das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de eletricidade e de telecomunicações.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×