5 Maio 2022

‘Festa do Mercado’ promete animar o renovado espaço municipal no próximo sábado

‘Festa do Mercado’ promete animar o renovado espaço municipal no próximo sábado

O Mercado Municipal D. Pedro V vai estar em festa no próximo sábado, dia 07 de maio. O requalificado espaço municipal vai acolher a Feira de Artesanato Urbano e um programa de animação diversificado, que vai da música à dança nas suas mais variadas vertentes – há concertinas, jazz, fado, música coral, danças afro-latinas e DJ. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala, assim, a requalificação e modernização de um espaço emblemático da cidade, que a cada dia ganha novos públicos e novas dinâmicas, convidando a população a conhecer o novo mercado e a desfrutar da Praça da Restauração, que será o epicentro de toda a animação.

‘Festa do Mercado’ é o nome da iniciativa que a CM Coimbra organizou para assinalar a requalificação e modernização do Mercado Municipal D. Pedro V no próximo sábado, dia 07 de maio. O epicentro da festa vai ser na Praça da Restauração, onde decorre a maioria dos espetáculos realizados por coletividades do concelho, sendo que o piso 1 acolhe também a Feira de Artesanato Urbano, das 9h00 às 18h00. Um certame que congrega 18 expositores, que apresentam produtos criados com recurso a materiais e técnicas de conceção artesanal diversificados e que se distinguem pela sua originalidade e sentido utilitário.

 

A festa arranca às 9h30 com o Grupo de Concertinas ‘Os Amigos da Paródia’ e pelas 10h00 tem lugar a Cerimónia de boas-vindas ao renovado Mercado Municipal, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador responsável pelo pelouro dos Mercados Municipais e Feiras, Miguel Fonseca. O programa continua com Lead Voices, um grupo vocal da Ad Libitium, com um repertório baseado em temas internacionais conhecidos do grande público, nos estilos pop, soul e jazz, que atua às 10h30 e o período da manhã encerra com danças afro-latinas, às 11h30, pelo grupo Tribo de Dança, do Centro Norton de Matos.

 

Já da parte da tarde, a animação tem início às 14h30, com o Coro Carlos Seixas, seguindo-se, às 15h30, o Trio de Jazz da Orquestra de Sopros de Coimbra. A apresentação seguinte cabe ao Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, às 16h30, seguindo-se a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a partir das 17h30. A animação do espaço vai continuar ao som do DJ ‘The Deep Lover’ e, nesse seguimento, convém recordar que o mercado tem um novo horário de funcionamento, com os pisos 1 e 2 abertos até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e até às 02h00 de quinta-feira a sábado.

O objetivo da festa é, pois, assinalar a refuncionalização do Mercado Municipal e oferecer a toda a população um dia de animação no renovado espaço, que, no último mês, já tem vindo a conquistar novos públicos com abertura ao público da Praça da Restauração, onde é possível encontrar um serviço de takeaway, cafés, doces, gelados, frutas e sumos, crepes e waffles, cocktails, cerveja, vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco e carnes, com especial destaque para os hambúrgueres.

O Mercado Municipal conta, ainda, com um espaço para pequenas feiras temáticas e eventos de animação e contará, a partir da próxima semana, com o Restaurante do Peixe (com 155,63 m2, situado no Piso 2). Os espaços de restauração, bebidas e afins são explorados pela empresa Renasceia – Hotelaria e Restauração, Lda., que venceu o concurso público pelo valor anual de 23.400 euros.

 

Refira-se, ainda, que a CM Coimbra realizou, no passado dia 23 de março, uma hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal e que dos 78 espaços que se encontravam para concessão (30 lojas e 48 bancas), foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas). Os restantes 57 espaços (18 lojas e 39 bancas) vão ser alvo de um novo procedimento, em data e hora a divulgar oportunamente.

 

Importa, por último, recordar que a empreitada de refuncionalização do Mercado Municipal D. Pedro V, executada pela empresa Veiga Lopes, SA, foi iniciada em março de 2020 e representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros. A operação foi candidatada a fundos comunitários, tendo sido aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) em março de 2021, sendo elegível 1.078.406,52€ com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85%, isto é, de 916.645,54€.

 

Programa de animação da iniciativa “Festa do Mercado”:

9h00/18h00 – Feira de Artesanato Urbano

9h30 – Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia de Coimbra

10h00 – Cerimónia de boas-vindas ao renovado Mercado Municipal D. Pedro V

10h30 – Lead Voices (Grupo Vocal Ad Libitum)

11h30 – Tribo de Dança, do Centro Norton de Matos (exibição de dança afro-latina)

14h30 – Coro Carlos Seixas

15h30 – Trio de Jazz da Orquestra de Sopros de Coimbra

16h30 – Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra

17h30 – Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra

18h00 – DJ ‘The Deep Lover’

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×