26 Maio 2022

Visitas guiadas promovidas pela CM de Coimbra continuam com dez temas ao longo do mês de junho

Visitas guiadas promovidas pela CM de Coimbra continuam com dez temas ao longo do mês de junho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra continua com as visitas guiadas e vai integrar na sua oferta turística para junho dez diferentes temas. O património natural da cidade, o traçado medieval da Baixa, a arquitetura tumular no cemitério da Conchada, os colégios universitários da Alta, José Saramago e Zeca Afonso fazem parte dos itinerários que vão permitir conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição via e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, através do telefone 239702630 ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro).

No mês de junho, no programa de visitas guiadas promovido pelo Município, o destaque vai para o Património Natural da cidade com percursos aos jardins mais emblemáticos e às fontes da cidade. Os problemas ambientais, a biodiversidade e a natureza são questões que estão no centro das preocupações atuais, pelo que estas visitas serão também um modo de sensibilização para a proteção do meio ambiente, apelando ao contributo de todos para a sua preservação.

 

Com o intuito de alcançar um maior número de interessados nestas visitas guiadas, este mês vai haver a oferta, não só de um maior número de visitas ao longo do mês, mas também há duas visitas a terem lugar durante o período da manhã, com início às 10h00.

 

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia via e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, através do telefone 239702630 ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Só serão consideradas inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização da visita.

 

 

 

Programação completa de junho:

 

Dia 02 junho | 15h00 | Largos, Praças, Terreiros e Becos

Visita guiada pelas ruas, largos, terreiros e becos da baixa de Coimbra, caracterizada por uma toponímia ligada às atividades económicas aí desenvolvidas com um tecido morfológico típico de cidades medievais, que permitiam não apenas os encontros casuais e de convívio popular, mas também a circulação de pessoas e a troca de mercadorias.

Tendo Coimbra algum do seu património classificado pela UNESCO, torna-se imperativo criar uma consciência coletiva para a preservação do espaço edificado, cultural e imaterial.

Este percurso dá continuidade à linha de promoção dessa identidade multicultural e de tolerância intelectual sempre presente nas vivências urbanas conimbricenses, no pormenor arquitetónico e patrimonial existente, nas suas histórias, atraindo deste modo um maior número de visitantes a estes espaços nobres da cidade.

Gratuito

Ponto de encontro: Largo da Portagem (junto à estátua de Joaquim António de Aguiar)

 

Dia 07 junho | 15h00 | O Rio Mondego: Evolução Urbana e a Zona Ribeirinha

Visita guiada que pretende colocar em evidência a importância do Rio Mondego, enquanto elemento aglutinador e potenciador do desenvolvimento da cidade de Coimbra ao longo da história, pela sua navegabilidade e por permitir a instalação de diversas casas religiosas nas suas margens.

Esta visita permitirá ao visitante desfrutar de algumas das zonas mais emblemáticas da cidade, reconhecendo a sua evolução ao longo do tempo e perpetuando na memória os diversos edifícios que aqui se instalaram, e que contribuíram para a evolução e desenvolvimento da cidade.

O objetivo desta visita é percorrer a margem esquerda e a respetiva zona ribeirinha, explorando a importância do rio Mondego ao longo da história, bem como o de algumas edificações aqui existentes, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra.

Gratuito

Ponto de encontro: Escadaria do Convento São Francisco

 

 

Dia 08 junho | 10h00 | A Coimbra de Zeca Afonso

Visita guiada a espaços [exteriores] associados ao período que Zeca Afonso passou em Coimbra, desde os tempos de Liceu à conclusão dos estudos na Universidade, sem esquecer a carreira docente, da qual é expulso por razões políticas.

Com esta visita pretende-se recordar a personalidade e obra de Zeca Afonso quer enquanto músico, quer enquanto poeta, para sempre ligado à Liberdade, e o seu contributo na Canção de Coimbra focando aspetos histórico-culturais ligados às vivências e tradições académicas, património imaterial da humanidade, bem como o papel da cidade enquanto polo difusor de cultura.

Gratuito

Ponto de Encontro: Largo D. Dinis

 

Dia 09 junho | 15h00 | As Fontes de Coimbra

Visita guiada que pretende explorar o tema da importância da água, bem como da sua distribuição, lembrando a existência de diversas fontes e chafarizes, que constituíram, ao longo da história de Coimbra, um equipamento de vital importância para a sobrevivência da população da cidade.

A sua funcionalidade, localização, enquadramento histórico e estilo arquitetónico motivaram o desenvolvimento deste mobiliário urbano em diferentes épocas, apresentando-se, assim, com formas e decorações distintas. Se por um lado permitiam o fornecimento deste precioso bem à população, assim como o enobrecimento dos espaços onde estavam inseridos, por outro favoreciam a dinâmica da cidade, já que constituíam pontos de encontro privilegiados.

Esta visita tem por objetivo dar a conhecer e evidenciar um património de excecional qualidade existente em Coimbra, bem como realçar a importância da água como fonte de vida, tantas vezes associada ao simbolismo religioso de purificação, que contribui, ao longo do tempo, para o desenvolvimento da cidade, do seu património e das suas tradições.

Gratuito

Ponto de encontro: Jardim dos Patos (Alameda Júlio Henriques)

 

Dia 14 junho | 15h00 | Os Crúzios no Jardim da Sereia

Visita guiada ao Jardim da Sereia, um dos mais emblemáticos espaços verdes de Coimbra, também designado por Parque de Santa Cruz, pertencente à antiga Quinta do Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.

Local aprazível, engrandecido pelas diversas obras de arte que se distribuem ao longo do jardim: a deslumbrante entrada com a sua cascata das avencas, os azulejos, a estatuária, o muro dos poetas, a fauna, a flora e o grupo escultórico de Rui Chafes, que desde 2004 enriquece este espaço.

O objetivo desta visita é dar a conhecer ao visitante a possibilidade de fruir de momentos de contemplação na natureza, apreciar a beleza natural e edificada e conhecer a história deste espaço central citadino, que em muito enobrece o património de Coimbra.

Gratuito

Local de encontro: Casa Municipal da Cultura

 

Dia 15 junho | 10h00 | Colégios da Alta – Património Mundial

Visita guiada com a qual se pretende realçar a importância dos antigos colégios instalados na Alta da cidade, cuja história se cruza com a da Universidade.

Com a instalação definitiva da Universidade em Coimbra, em 1537, emerge na cidade uma rede de colégios, na sua maioria ligados às Ordens Religiosas, que marcaram para sempre a fisionomia e a arquitetura da cidade. Inicialmente projetados e construídos na parte baixa da cidade, onde tinham funções de pensionato, de estudo e onde se provia uma formação base preparatória, muitos colégios viriam a ser transferidos para a Alta, garantindo a proximidade com a Universidade, que acabaria por se estabelecer no Paço Real. 

O objetivo desta visita é dar a conhecer alguns destes colégios, ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de apoio universitário e espiritual, que contribuíram para a visão de Coimbra como cidade do conhecimento.

Gratuito

Local de encontro: Largo D. Dinis

 

 

Dia 21 junho | 15h00 | Penedo da Saudade

Visita guiada ao Penedo da Saudade, local emblemático da cidade, onde o romantismo e a história da cidade se fundem, contribuindo para pôr em evidência a “saudade”, tantas vezes cantada por poetas e escritores, cujas palavras se perpetuam por entre a vegetação, pequenos lagos e cascatas, nas muitas placas com poemas que relembram os tempos estudantis de vários elementos da academia.

Coimbra, Cidade do Conhecimento, é também, sem dúvida, a Cidade da Saudade, a que ganha mais encanto na hora da despedida, deixando no coração de quem parte o desejo de um dia cá voltar, não só para recordar as vivências passadas, mas também para as perpetuar e voltar a sentir a mística e a magia desta cidade. 

O objetivo desta visita é proporcionar aos visitantes a possibilidade de descobrir o encanto do Penedo da Saudade, espaço de memórias, de paixões, de vivências e tradições, evidenciando a importância de um património único que envolve Coimbra no misticismo da saudade.

Gratuito

Local de encontro: junto ao busto de António Nobre

 

Dia 23 junho | 15h00 | Cemitério da Conchada

Visita guiada ao cemitério da Conchada focando aspetos da sua história, arquitetura e importância ao nível da Arte Tumular.

Instalado na antiga Quinta do Pio, o Cemitério da Conchada foi inaugurado em 1860, e reúne inúmeros edifícios funerários, com elementos arquitetónicos e escultóricos de qualidade inigualável, desenhados e esculpidos por grandes mestres conimbricenses que se destacaram na arte da pedra e do ferro forjado.

Seguindo um dos muitos itinerários possíveis, esta visita tem como objetivo dar a conhecer a escultura e a arquitetura funerárias que concorrem para que este espaço seja entendido como um dos mais emblemáticos e conhecidos cemitérios a nível nacional. O cemitério encontra-se em vias de classificação, que lhe permitirá ser reconhecido como Local de Interesse Concelhio, facto que contribui para o engrandecimento e valorização do património da cidade de Coimbra

Gratuito

Local de encontro: Entrada principal do Cemitério da Conchada

 

Dia 28 junho | 15h00 | Saramago em Santa Clara

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico “José Saramago, Viajante em Coimbra”.

Em ano de centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra Viagem a Portugal, que servirá de guião para o percurso, ao longo do qual serão lidos e interpretados excertos referentes aos locais visitados pelo autor na nossa cidade.

A visita pretende despertar a curiosidade para a vida e obra do Prémio Nobel da Literatura Portuguesa, destacando o seu contributo para a afirmação e desenvolvimento do património literário português, atribuindo à cidade de Coimbra especial ênfase como centro difusor e produtor de cultura, ajudando, desta forma, a introduzir novos recursos promocionais da nossa cidade a todos quanto nos visitam.

Custo da visita: 2 € [correspondente à entrada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha]

Local de encontro: Esplanada do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Av. João das Regras)

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×