28 Junho 2022

Atividades de férias de verão nos núcleos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Atividades de férias de verão nos núcleos do Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Os núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra disponibilizam a grupos organizados de crianças dos 3 aos 12 anos, no período de férias letivas, um conjunto de visitas com propostas de oficinas de expressão plástica que pretendem despertar o interesse dos mais novos pela arte e pela história da cidade patentes nos equipamentos municipais. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Na perspetiva de ocupar os tempos livres dos mais novos, nas férias de verão, a Câmara Municipal de Coimbra oferece programação cultural, disponível entre 1 de julho e 9 de setembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, que integra visitas aos núcleos museológicos e à exposição patente no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, complementadas com ações de carácter lúdico e pedagógico, designadamente, oficinas de expressão plástica, que estimulam a experimentação, a criatividade e a vivência em grupo.

 

Relacionadas com o acervo existente nos equipamentos municipais, as atividades dirigem-se a crianças dos 3 aos 12 anos (grupos formados do ensino pré-escolar, ATL’s e centros de férias). O objetivo do programa é motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a imaginação, tendo como ponto de partida o contacto de proximidade com a arte e com a história da cidade de Coimbra.

 

A participação nas diferentes experiências requer inscrição implicando um número mínimo de 5 e um máximo de 25 participantes por ação. As marcações podem ser efetuadas através de e-mail ou telefonicamente (de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, consoante o local em que as iniciativas decorram) a saber:

 

 

 

 

Edifício Chiado, Torre de Anto, Sala da Cidade e Edifício da Inquisição:

239840754

museu.municipal@cm-coimbra.pt

 

Torre de Almedina:

239833771

museu.municipal@cm-coimbra.pt

 

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra:

239828052

centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt

 

Programação:

 

Edifício Chiado | OUVIR E DESENHAR

Visita com proposta de oficina de expressão plástica

Pára e ouve! Desenha! Olha à tua volta e associa o som à respetiva pintura!

A partir do núcleo de pintura da coleção Telo de Morais as crianças trabalham outros sentidos, além da visão. Um conjunto de registos áudio estarão disponíveis para promover um momento de desenho, findo o qual serão relacionados os trabalhos produzidos pelos participantes e as obras em destaque.

 

Torre de Almedina | RUA DAS TENDAS

Visita com proposta de oficina de expressão plástica

A Rua das Tendas passou a Calçada! Será que lhe compraram sapatos novos?!

Pretende-se que os participantes pintem um desenho da rua das Tendas, patente na exposição temporária da Torre de Almedina, colorindo assim a mais importante artéria da cidade durante a Idade Média. Esta rua passou a designar-se rua da Calçada por ser a primeira a ser calcetada, o que a distinguia de todas as outras em terra batida.

 

Torre de Anto | SEGREDOS DO FADO POR DESVENDAR

Visita com proposta de oficina de expressão plástica

Instrumento e cantor, vamos explorar!

Os participantes vão conhecer cantores do Fado de Coimbra, a forma como se vestem para o interpretar e quais os instrumentos associados a este género musical. Pretende-se que as crianças identifiquem os momentos e elementos mais relevantes na história da Guitarra e do Fado de Coimbra.

 

Sala da Cidade | LANÇAR O DADO: POLIEDROS

Visita com proposta de oficina de expressão plástica (a segunda parte da atividade não terá lugar na exposição. Aos participantes será entregue um kit para trabalhar, posteriormente, as ideias abordadas durante a visita).

Jogar, brincar e apreender enquanto se aprende, com recurso a desenhos ou narrativas prontos a serem revelados num ambiente de partilha e aprendizagem é o objetivo desta ação, baseada nas obras de Francisco Tropa (Portugal 1968) “Sem título” (2001) e de Christian Boltansky (1944-2021) “Resèrve – La fête de Pourim” (1988). São estas duas obras o ponto de partida para a oficina ‘Lançar o dado’ onde se perspetiva o objeto bidimensional e tridimensional, ou seja, lançar o dado aqui é uma expressão de engajamento que consiste numa ação provocativa ao que é fazível e transformável. Desde a ideia ao conceito, desde a planificação à sua estruturação física tornada objeto visível e todo o percurso de criação nele inserido.

 

Edifício da Inquisição | PORTUGAL DEITADO

Visita com proposta de oficina de expressão plástica (a segunda parte da atividade não terá lugar na exposição. Aos participantes será entregue um kit para trabalhar posteriormente, as ideias abordadas durante a visita).

Como assim, o nosso país deitado?!

A partir da apresentação da exposição “Judeus de Coimbra | Da Tolerância à Perseguição | Memórias e Materialidades”, abordar-se-á um capítulo importante da história da cidade, com enfoque num dos painéis expositivos que levarão os participantes a interpretar o mapa de Portugal numa conceção diferente da que é conhecida do público-alvo.

 

Centro de Arte Contemporânea | EU NA ÁRVORE

Visita com proposta de oficina de expressão plástica

Nestas férias, onde gostarias de estar? Em cima da árvore, num tronco, à sombra ou pendurado? Desenha como!

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×