15 Novembro 2022

3 semanas de programação natalícia diversificada, em circulação por 4 espaços estratégicos da Baixa de Coimbra, para públicos heterogéneos

3 semanas de programação natalícia diversificada, em circulação por 4 espaços estratégicos da Baixa de Coimbra, para públicos heterogéneos

A partir de 01 de dezembro, Coimbra vai ficar mais vistosa com a inauguração da iluminação pública de Natal. Este é apenas o arranque de uma extensa programação alusiva à época festiva, que se prolonga até ao dia 23 de dezembro, no âmbito de “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”. O programa de Natal conta com muita música, atividades performativas no espaço público, um Mercado de Natal e iniciativas dirigidas ao público infantil, entre tantas outras atrações culturais que pretendem dinamizar quatro espaços de centralidade económica, cultural e social localizados no coração da cidade: a Praça do Comércio, a Praça 8 de Maio, o Mercado Municipal D. Pedro V e o Largo da Freiria.

No ano em curso, a programação do evento que assinala a quadra natalícia, designado “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, renova-se com as escolhas programáticas, com o envolvimento comunitário e imprime uma visão espacial ampla, permitindo um mapeamento de iniciativas que vão ligar várias artérias e espaços centrais na Baixa de Coimbra. São quatro os principais espaços que acolhem programação: Praça do Comércio, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V e Largo da Freiria (Palco Rádio Baixa), mas não só. Ao longo de três semanas, vários eixos pedonais, por toda a Baixa, vão acolher programação itinerante.

 

“Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” é uma coorganização do Município de Coimbra, do Mercado Municipal D. Pedro V, da União de Freguesias de Coimbra (UFC) e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com a parceria de várias entidades, ao nível do desenho da programação, nomeadamente, Rádio Baixa, THE LOOPco., Coola Boola – Colab, Associação Há Baixa, Jazz ao Centro Clube, Col.Eco, Diocese de Coimbra e Escola de Hotelaria de Coimbra em torno da temática natalícia.

 

A oferta cultural, que conta com a colaboração de cerca de 20 agentes culturais que integram o tecido associativo do concelho, dirige-se a todos públicos, das crianças aos adultos, dos alternativos aos clássicos, da música à performance, das oficinas à animação de rua, pretendendo envolver a população local e quem nos visita, num ambiente festivo e acolhedor, que fomente a fruição de gente nas ruas e a valorização do comércio local.

A Praça do Comércio transforma-se num espaço de encontro e de troca. Para além da programação que vai decorrer na Igreja de São Tiago, THE LOOPco e promovida pelo Coola Boola  Colab, destaque para a Feira de Artesanato Urbano (dia 03), para o espetáculo noturno de dança “O Baile dos Candeeiros”, pela Associação Cultural Radar 360.º (dia 4), para o Mercado de Natal (de 08 a 23 de dezembro, em colaboração com a UFC), um conjunto de ateliers permanentes para crianças e a Casa do Pai Natal.

 

A Praça 8 de Maio vai ser um palco privilegiado, sobretudo, para ações na área da música, já que estende as iniciativas, para além da Praça, ao Átrio e ao Salão Nobre dos Paços do Município e à Igreja de Santa Cruz. Estes espaços vão contar com concertos pelo Coimbra Gospel Choir (dia 01), o coro infantil Coimbra Cantat, que vai protagonizar “Um Conto de Natal” (dia 11), os Mano a Mano, que apresentam “Disco de Natal” (dias 17 e 18) e o Coro Sinfónico Inês de Castro & Coimbra Cantat, com um concerto programado para 23 de dezembro, na Igreja de Santa Cruz.

 

A programação do Mercado Municipal D. Pedro V relaciona a música e a poesia com os sabores que o espaço disponibiliza a quem o visita. Com o objetivo de abraçar a cultura popular – típica dos mercados – com o erudito, a programação aí presente desmistifica, provoca e aproxima a população do renovado espaço municipal. No palco do Mercado D. Pedro V vai decorrer o espetáculo de poesia Wine & Poetry: “Poetas do Povo – É Urgente o Amor”, com André Gago, Nuno Guedes e Filipa Valentim, a que se vai associar uma prova de vinhos (dia 10). Segue-se o Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 13), uma sessão de cinema infantil – Cinema Gigante – e um concerto de Jazz, a cargo da banda “Goduo” (ambos no dia 17); o espetáculo de Natal criado pela Filarmónica União Taveirense (dia 23) e uma Noite Branca com DJ, também, no último dia do evento.

 

O Palco Rádio Baixa (instalado no Largo da Freiria) é o espaço da música alternativa e independente nesta programação. Pretende-se chegar a outros públicos, dar visibilidade aos Dj’s de Coimbra e apontar aos espaços de nicho, envolvendo-os, à sua escala, no espírito natalício. Durante os três sábados que a calendarização da programação abarca (dias 03, 10 e 17) inscrevem-se nesta intenção de captação de novos públicos nomes como Heartcore, Assafrão, Octopussyvew, João André Oliveira, Inês Rodrigues, Mariana Roque e Arnaldo Moura, que trarão ao Lago da Freiria sonoridades de música experimental, ambient, world, clássica, eletrónica, breaks, dub, drum & bass, hip hop, beats, R&B, soul, funk ou house.

 

Em cada artéria da Baixa não vão faltar arruadas com animação itinerante (diariamente, às 11h30 e às 14h30), onde marcam presença não apenas as habituais intervenções musicais, como as artes circenses e outras performances. Vão ser disso exemplo as apresentações dos Dixie Gringos e um desfile/performance pela Trincheira Teatro (ambos no dia 17). Estão ainda previstas duas visitas orientadas (dias 08 e 10, em parceria com a APBC), o concerto, no Salão Brazil, pela Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 12), diversas oficinas promovidas pela Associação Há Baixa e a habitual programação de férias escolares dirigida ao público infantojuvenil, nos diferentes núcleos do Museu Municipal de Coimbra e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

 

A Rota das Tabernas volta a marcar encontro com os apreciadores da gastronomia tradicional portuguesa, desta vez, dedicada à época natalícia, na “Adega do Paço do Conde” (dia 14). Já a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra vai acolher mais uma edição do ciclo de jantares temáticos “Sabores da Escrita”, inevitavelmente, alusivo à gastronomia natalícia (dia 16). Os interessados em aderir a ambos os jantares devem proceder a inscrição, através do telefone (239702630) ou do e-mail (dct@cm-coimbra.pt).

 

As atividades dirigidas ao público infantojuvenil, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, vão decorrer também em espaços municipais, designadamente, no Convento São Francisco, na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil/Ludoteca), nos polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes e Souselas integrados na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais, na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado, Torre de Almedina, Torre de Anto e Sala da Cidade) e no Centro de Arte Contemporânea. A participação nas atividades para os mais pequenos está sujeita a inscrição prévia (via telefone, e-mail ou junto dos espaços onde as oficinas e as sessões de contos se realizarão).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×