22 Dezembro 2022

“Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” convida à circulação em espaços estratégicos nas próximas 3 semanas

“Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” convida à circulação em espaços estratégicos nas próximas 3 semanas

É já no próximo dia 01 de dezembro que Coimbra dá início a uma ampla programação alusiva à época festiva, que se prolonga até ao dia 23 de dezembro, no âmbito de “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”. O programa de Natal da Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece mais de 60 atrações culturais a públicos heterogéneos, convidando à circulação e à (re)descoberta de espaços centrais na Baixa de Coimbra e artérias circundantes.

No ano em curso, a programação do evento que assinala a quadra natalícia renova-se ao nível das escolhas programáticas, do envolvimento comunitário e imprime uma visão espacial mais alargada, permitindo um mapeamento de iniciativas que ligará várias artérias e espaços centrais na Baixa de Coimbra: Praça do Comércio, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V e Palco Rádio Baixa (Largo da Freiria). A programação, eclética e diversificada, não se esgota nestes locais, disseminando-se com ações itinerantes pelos espaços circundantes ao longo de três semanas.

 

Baixa Natal 22: No Coração da Cidade” é uma coorganização do Município de Coimbra, do Mercado Municipal D. Pedro V, da União de Freguesias de Coimbra (UFC) e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com a parceria de várias entidades, ao nível do desenho da programação, nomeadamente, Associação Há Baixa, Coola Boola – Colab, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Jazz ao Centro Clube, Rádio Baixa e THE LOOPco., em torno da temática

 

A oferta cultural, dirigida a vários públicos (crianças, jovens, adultos e famílias), pretende envolver a população local e quem nos visita, num ambiente festivo e acolhedor, que fomente os fluxos de público e a revitalização de toda a Baixa.

 

No dia 01 de dezembro, às 18h00, a inauguração da iluminação de Natal assinala o arranque da programação de Natal, momento marcado pela chegada do Pai Natal e pela atuação do Coimbra Gospel Choir (Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra).

 

A Praça do Comércio transforma-se no epicentro da celebração da quadra natalícia, onde estarão representados os agentes culturais locais e outras propostas que darão visibilidade aos diferentes palcos do programa. Os concertos corais e instrumentais têm lugar no palco da Praça – Coro do Conservatório Regional de Coimbra, Lead Voices (dia 08), Coro e Cavaquinhos da Associação Salatina (dia 10), alunos do Colégio de São Teotónio e Coro de Professores de Coimbra (dia 11) – e na Igreja de Santiago, com a participação do Coro Misto da Universidade de Coimbra (dia 09), do Coro D. Pedro de Cristo (dia 10), da Orquestra dos Antigos Tunos da Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra (dia 11), do OpuSpiritum Ensemble (dia 16), da Ritornello Associação Cultural (dia 17) e do Coro Carlos Seixas (dia 18). Já o espaço THE LOOPco. recebe o concerto “Duetos” do Conservatório Regional de Coimbra (dia 8), ateliers para o público infantojuvenil, o espetáculo de dança pela “Olhar 21 – Associação de Apoio à Inclusão do Cidadão com Trissomia 21” (dia 14) e a apresentação da peça do teatro de marionetes “Na Rua” (dia 18). O rock’n roll e a cerveja artesanal merecem destaque, com várias sessões de DJ’s e “Provas de Natal”, a decorrer em diferentes momentos, no Coola Boola – Colab. Os Cantares Tradicionais de Natal decorrem nos dias 10 e 18, com a participação do Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge e do Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras (dia 10) e do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha”, do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas e do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (dia 18). Este espaço público será ainda cenário de mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano (dia 3), do espetáculo noturno de dança “O Baile dos Candeeiros”, pela Associação Cultural Radar 360.º (dia 4), do Mercado de Natal (de 8 a 23 de dezembro, em colaboração com a União de Freguesias de Coimbra), do concerto do Grupo do Beco (dia 23) e da Casa do Pai Natal, que aliada a outras atrações para os mais novos, fará da Praça do Comércio um espaço de encontro e de animação, onde não faltará a magia do Natal.

 

A Praça 8 de Maio será um palco privilegiado, sobretudo, para ações na área da música, já que estende as iniciativas, para além da Praça, ao Átrio e Salão Nobre dos Paços do Município e à Igreja de Santa Cruz. Estes espaços contarão com concertos pelo Coimbra Gospel Choir (dia 1), o coro infantojuvenil Coimbra Cantat, que protagonizará “Uma Noite Feliz” (dia 11), os Mano a Mano (dupla constituída por André e Bruno Santos), que apresentam “Disco de Natal” (dias 17 e 18) e o Coro Sinfónico Inês de Castro & Coimbra Cantat, com o concerto “Presépio Vivo” (dia 23), na Igreja de Santa Cruz.

 

A programação do Mercado Municipal D. Pedro V relaciona a música e a poesia com os sabores que o espaço disponibiliza a quem o visita. Com o objetivo de abraçar a cultura popular – típica dos mercados – com o erudito, a programação aí presente desmistificará, provocará e aproximará a população do renovado espaço municipal. No palco do Mercado D. Pedro V haverá o espetáculo de poesia Wine & Poetry: “Poetas do Povo – É Urgente o Amor”, com André Gago, Nuno Guedes e Sérgio Costa, a que se associará uma prova de vinhos (dia 10). Segue-se o Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 13), uma sessão de cinema infantil – Cinema Gigante – e um concerto de jazz, a cargo da banda “Goduo” (ambos no dia 17); um concerto pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (dia 22); o espetáculo de Natal criado pela Filarmónica União Taveirense (dia 23) e uma Noite Branca com o DJ Pedro Neves, também, no último dia do evento.

 

O Palco Rádio Baixa (instalado no Largo da Freiria) é o espaço da música alternativa e independente nesta programação que pretende chegar a outros segmentos de público e dar visibilidade aos DJ’s de Coimbra. Durante os três sábados que a calendarização da programação abarca (dias 03, 10 e 17), inscrevem-se nesta intenção de captação de novos públicos nomes como Heartcore, Assafrão, Octopussyvew (dia 03), João André Oliveira, Inês Rodrigues, Pera Roxa (dia 10), Mariana Roque, Arnaldo Moura e David Rodrigues (dia 17), que trarão ao Lago da Freiria sonoridades de música experimental, ambient, clássica, eletrónica, beats, breaks, dub, drum & bass, funk, hip hop, house, jazz, R&B, soul, techno ou world.

 

Em cada artéria da Baixa não faltarão arruadas com animação diária itinerante, onde marcarão presença não só as convencionais intervenções musicais, mas também as artes circenses e outras performances. Serão disso exemplo as apresentações dos Dixie Gringos e um desfile/performance pela Trincheira Teatro (ambos no dia 17). Estão ainda previstas duas visitas guiadas pelo historiador João Santos Costa às igrejas e aos presépios da Alta e da Baixa de Coimbra (dias 08 e 10, em parceria com a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra), o concerto, no Salão Brazil, pela Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (dia 12) e as oficinas de artes manuais “É Natal É”, dirigidas ao público sénior (de 05 a 09 e de 12 a 16) e promovidas pela Associação Há Baixa.

 

A Rota das Tabernas volta a marcar encontro com os apreciadores da gastronomia tradicional portuguesa, desta vez, dedicada à época natalícia, na “Adega do Paço do Conde” (dia 14). Já a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra acolherá mais uma edição do ciclo de jantares temáticos “Sabores da Escrita”, inevitavelmente, alusivo à gastronomia natalícia, sob o tema “Mesas de Natal na Literatura”, com conferência de Cândido de Oliveira Martins (dia 16). Os interessados em aderir a ambos os jantares deverão proceder a inscrição, através do telefone n.º 239702630 ou do e-mail dct@cm-coimbra.pt.

 

A Casa da Escrita dinamiza duas “Conversas d(o)e Natal”, acompanhadas com leituras pelo grupo declAMAR Poesia. Os intervenientes são: José Maçãs de Carvalho, Alberto Sismondini e Andreia Kmita (dia 9) e Virgílio Caseiro, Antonina Leshchenko e Miguel de Carvalho (dia 16).

 

As atividades dirigidas ao público infantojuvenil, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, decorrerão também em espaços municipais, designadamente, no Convento São Francisco, na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil/Ludoteca), nos polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes e Souselas integrados na Rede de Bibliotecas Anexas Municipais, na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado, Torre de Almedina, Torre de Anto e Sala da Cidade) e no Centro de Arte Contemporânea. A participação nas atividades para os mais pequenos está sujeita a inscrição prévia (via telefone, e-mail ou junto dos espaços onde as oficinas e as sessões de contos se realizarão).

 

Com a programação “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, a Câmara Municipal de Coimbra, a União de Freguesias de Coimbra, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e os restantes parceiros associados ao evento procuram oferecer à cidade várias propostas de temática natalícia, que afirmam a diversidade da oferta cultural de Coimbra, dirigida a diferentes segmentos de público, reforçando a atratividade e a revivificação do coração da cidade na época festiva.

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×