4 Novembro 2022

Museu Municipal propõe atividades para a infância e desenho assistido no Centro de Arte Contemporânea

Museu Municipal propõe atividades para a infância e desenho assistido no Centro de Arte Contemporânea

O Museu Municipal de Coimbra (MMC), em novembro, disponibiliza um conjunto de oficinas temáticas para os mais novos. “Médicos da Arte”, “O Augusto quer ser Arquiteto”, “Real Preto”, “Se eu visse um Castelo, e nesse pudesse morar, pensaria em como é belo, em nada o iria alterar!” e “À mesa na Coleção” são as atividades propostas pelo serviço educativo que, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), vai desenvolver a oficina de desenho assistido “Artsketchers” para maiores de 18 anos.

Em novembro, o serviço educativo do MMC organiza, como habitual, um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar. “Médicos da Arte”, “O Augusto quer ser Arquiteto”, “Real Preto”, “Se eu visse um Castelo, e nesse pudesse morar, pensaria em como é belo, em nada o iria alterar!” e “À mesa na Coleção” são as oficinas propostas à descoberta dos diferentes núcleos do Museu.

 

O serviço educativo organiza três oficinas orientadas para o público escolar do 1º do e 2º ciclos, de terça a sexta-feira. “Médicos da Arte” pretende-se chamar a atenção dos vários núcleos que constituem o Museu e dos cuidados a ter na preservação das coleções. Os pequenos “médicos” vão ter de vestir bata, pôr a máscara e observar os “pacientes” instalados no Museu. Mais do que dar a conhecer as obras e os temas da coleção Telo de Morais, é importante chamar a atenção para a conservação das obras. Esta oficina realiza-se no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30. A participação é gratuita, com marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do email museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Orientada somente para o 1º e para o 2º ciclos, a oficina “Se eu visse um Castelo, e nesse pudesse morar, pensaria em como é belo, em nada o iria alterar!”, vai decorrer na Torre de Almedina e tem como objetivo abordar a importância dos castelos enquanto testemunhos da memória coletiva dos povos, e como elementos de referência na arquitetura, história, cultura e representação simbólica de um país. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, com marcação prévia, através do número 239 833 771 ou do email: museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Na sequência da boa recetividade da oficina “O Augusto quer ser arquiteto”, o MMC vai manter esta atividade até ao final do ano. Trata-se uma oficina de leitura e de exploração do recém-inaugurado Parque Manuel Braga, com enfoque no coreto da autoria do arquiteto Augusto de Carvalho Silva Pinto. O público-alvo é o pré-escolar, 1º e 2º ciclos. O ponto de encontro é no Parque Manuel Braga (junto à ponte de Santa Clara). A visita realiza-se de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30. A participação é gratuita, com marcação prévia pelo telefone 239 840 754 ou através de museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Dirigidas ao público do pré-escolar e ao 1º ciclo, o Museu vai realizar durante o mês duas oficinas: “Real Preto” e “À mesa na Coleção”. A primeira, que vai manter-se até ao final do ano, vai decorrer na Torre de Almedina, e aborda o comércio na idade média, a moeda, no âmbito da exposição temporária “COIMBRA 1395”. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, com marcação prévia pelo número 239 833 771 ou pelo endereço eletrónico museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Também até ao final do ano, o Museu vai levar a cabo a oficina “À mesa na coleção”.  A proposta é a seguinte: através de um conjunto de obras do núcleo de pintura da Coleção Telo de Morais, vai recolher-se os produtos para permitir fazer uma sopa em conjunto. É dirigida ao público do pré-escolar e ao 1º ciclo, no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, com marcação prévia pelo número 239 840 754 ou pelo email museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Por sua vez, o CACC preparou, para 26 de novembro, das 16h00 às 17h00, a oficina desenho assistido “Artsketchers”, para maiores de 18 anos. A proposta do Museu é simples: “reserve a sua cadeira, traga o seu material”. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas, sendo o material da responsabilidade do participante. A atividade requer inscrição pelo telefone 239 828 052 ou pelo email centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.

 

De referir, ainda, que o CACC disponibiliza dois kits didáticos para visitantes e escolas (grupos formados). O primeiro intitulado por “Narrativa Líquida”, a partir da obra de Markus Oehlen. Esta obra convida a “traçar” uma narrativa segundo as várias camadas pictóricas nela apresentadas. O segundo, “Eu sou…quem?”, a partir da obra de Adrian Ghenie, em que se convida o participante a retratar-se como Hitler e também como outras figuras públicas.

 

De sublinhar ainda que no dia 26 de novembro (como acontece no quarto sábado de cada mês) o acesso a todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra e ao CACC é gratuito, promovendo-se, desta forma, a acessibilidade a todas as franjas de público.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×