“A comer é que a gente se entende!” foi apresentado, em Coimbra, aos representantes de diversas entidades com atuação nos domínios da educação, saúde e governação local dos 19 concelhos da Região de Coimbra. Trata-se de um projeto de âmbito regional, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), que é liderado pela CoimbraMaisFuturo e desenvolvido em parceria por várias associações de desenvolvimento regional, (AD ELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
Este projeto caracteriza-se por uma intervenção focada na proximidade com a comunidade local, abrangendo os 19 concelhos que constituem a CIM-RC, e que integram o território de intervenção das oito entidades parceiras. As iniciativas previstas pretendem incentivar práticas alimentares sustentáveis, valorizar os produtores locais, promover os produtos regionais e aumentar a literacia alimentar sobre os temas centrais do projeto, disponibilizando informação e apoio técnico a atores locais, e sensibilizando, educando e capacitando a comunidade.
“O incentivo aos produtores locais, juntamente com a promoção de produtos regionais impulsiona a economia local e cria oportunidades para empreendedores e pequenas empresas na região, fortalecendo assim o tecido económico e social de Coimbra”, afirmou Miguel Fonseca que interveio na sessão de encerramento, acrescentando: “Acredito que este projeto é um catalisador de desenvolvimento, enquanto salvaguarda das tradições tão ricas que tornam a nossa região verdadeiramente única”.
O projeto PNAES “A comer é que a gente se entende!”, integra um dos 22 projetos regionais desenvolvidos de Norte a Sul do país e que fazem parte do PNAES da Rede Rural Nacional (RRN), que partilha os eixos do Consumo, Produção, Dieta Mediterrânica e Educação e Literacia Alimentar.