A tradicional Corrida de S. Silvestre que, como habitualmente, engloba as provas Mini S. Silvestre de Coimbra e a Caminhada S. Silvestre de Coimbra, vai ter início às 18h30, do dia 16 de dezembro, sendo que a partida e chegada se efetua na Rua Infanta D. Maria (junto à Praça Heróis do Ultramar) e compreende a Corrida – de aproximadamente 10 quilómetros – e a Caminhada – com uma distância, aproximada, de cinco quilómetros. Um pouco antes, às 16h30, terá lugar a Mini São Silvestre, destinada aos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.
Através do contrato-programa a assinar entre as partes, compete ao Município de Coimbra – além da atribuição dos quatro mil euros -, a promoção e a divulgação do evento, a montagem de palco, a ligação de equipamentos no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia; garantir a permanência de ambulância e a presença da Polícia Municipal, devidamente articulada e definida com a PSP; disponibilizar uma infraestrutura desportiva municipal para secretariado, cerimónia de entrega de prémios e banhos dos atletas interessados; reforçar os contentores de lixo no local de partida e chegada, bem como nos pontos de abastecimento; garantir iluminação suficiente para zona de meta, bem como na zona junto ao palco e assegurar a limpeza do percurso e recolha de garrafas de água consumidas no decorrer da prova, logo após o términus da mesma, para além de grades metálicas delimitadoras e assegurar os serviços PSP.
À Associação Recreativa Casaense cabe, entre outras funções, garantir e assegurar o cumprimento da legislação em vigor respeitante à realização de eventos desportivos, elaborar a regulamentação técnica aplicável às provas, apresentar proposta de percurso das provas, efetuar a cronometragem eletrónica na prova e realizar a fiscalização e controlo das provas.