Com o objetivo de fomentar as relações bilaterais entre Portugal e França e aproximar as empresas francesas e potenciais investidores das coletividades locais e organismos públicos, a iniciativa contou com a participação de 19 câmaras municipais portuguesas, entre as quais a de Coimbra, e a presença do cônsul honorário de França no Porto, Manuel Cabral, e do presidente da Associação Activa e vereador da Mairie de Paris, Hermano Sanches Ruivo.
O Município de Coimbra contou com um stand próprio, no qual estiveram em evidência as caraterísticas, potencialidades e fatores diferenciadores que fazem do concelho um território atrativo para o investimento.
O vereador Miguel Fonseca, que esteve no Fórum em representação da CM de Coimbra, enfatiza a importância desta iniciativa “para reforçar a cooperação económica, cultural e social entre cidades portuguesas e francesas”, sublinhando que Coimbra “teve uma presença destacada e participou ativamente no networking com cidades francesas e portuguesas, assim como com potenciais investidores”.
“Este evento resultou em contatos muito promissores com os municípios presentes e as empresas parceiras desta iniciativa, pelo que são elevadas as expectativas quanto aos frutos que esta colaboração pode gerar num futuro próximo”, afirma o vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego. O envolvimento de Coimbra e o papel significativo que pode desempenhar no reforço dos laços entre Portugal e França foi particularmente salientado por Hermano Sanches Ruivo, durante a reunião de trabalho.
Além do Município de Coimbra, participaram também as Câmaras Municipais de Amarante, Arcos de Valdevez, Braga, Caldas da Rainha, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Leiria, Maia, Marinha Grande, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Pacos de Ferreira, Pombal, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, que têm em comum geminações estabelecidas com cidades francesas.