15 Dezembro 2023

Coimbra reconhecida por oferecer condições para um envelhecimento seguro, saudável e participativo

Coimbra reconhecida por oferecer condições para um envelhecimento seguro, saudável e participativo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai receber, na tarde da próxima terça-feira, dia 19 de dezembro, o galardão de “Território da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), numa cerimónia que vai decorrer no Cais Criativo Costa Nova, em Ílhavo. A distinção visa reconhecer o Município de Coimbra como um dos territórios que melhores condições oferece para um envelhecimento seguro, saudável e participativo dos seus cidadãos. O prémio vai ser recebido pela vereadora da Ação Social da autarquia, Ana Cortez Vaz.

Tendo em conta o envelhecimento da população da Região Centro, a CCDRC tem levado a cabo várias iniciativas no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável, com destaque para o Prémio de Boas Práticas ou a iniciativa Empreendedor 50+. A distinção dos territórios da Longevidade é mais uma das ações que a CCDRC está a pôr em prática, em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A proposta visa identificar e classificar as dinâmicas territoriais locais, de forma a distinguir os territórios mais amigos da Longevidade, isto é, os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e participativo.

 

Essa avaliação tem por base um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho ‘age-friendly’ dos territórios. E, por outro lado, analisa-se também a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias.

 

Coimbra foi um dos 25 municípios com valores mais elevados nas duas componentes da análise, o que leva a que seja considerado um território amigo da longevidade – vulgo “Território da Longevidade”. Como tal, a autarquia vai receber essa distinção na próxima terça-feira, dia 19 de dezembro, em Ílhavo, num evento com início marcado para as 14h30. A iniciativa, promovida pela CCDRC, conta ainda com apresentação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável e uma mesa-redonda sobre oportunidades de financiamento disponíveis para esta área temática.

 

“Esta distinção orgulha muito o Município de Coimbra e é fruto do trabalho, empenho e dedicação, particularmente, dos elementos do Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo”, sublinha Ana Cortez Vaz. “Efetivamente, Coimbra demonstra, cada vez mais, a sua preocupação com as populações que residem no concelho, independentemente da sua idade ou do seu género. É também um desafio, para continuarmos a inovar nas políticas e estratégias municipais, sobretudo para com as pessoas adultas mais velhas, atendendo às dinâmicas demográficas do concelho, que são transversais a todo o país. Vamos continuar a trabalhar para um concelho de Coimbra para todos e para todas”, acrescenta a vereadora da Ação Social.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×