O Instituto Politécnico de Coimbra, em conjunto com cinco parceiros da União Europeia, designadamente da Polónia, Estónia e Irlanda, participa no projeto QUARSU (Qualifications Recognition Support for Ukranian Universities), de reforço de capacidade no domÃnio do Ensino Superior focado na Ucrânia. Trata-se de uma intervenção estrutural no sector da Educação que, num quadro económico e polÃtico difÃcil, representa uma mais-valia na transformação abrangente do sistema nacional de qualificações da Ucrânia com vista à sua adequação aos padrões europeus.
José Manuel Silva felicitou esta iniciativa e sublinhou a importância deste projeto que coloca Coimbra, e a sua excelência no Ensino Superior, como uma referência no processo de aproximação da Ucrânia à União Europeia. Foi também salientado o papel de Coimbra, e das suas instituições e cidadãos, no apoio a refugiados ucranianos, assim como a ação integrada e multifacetada que foi desenvolvida e implementada de apoio ao povo ucraniano.
Na receção à delegação de universidades ucranianas foi também salientada a polÃtica de afirmação internacional de Coimbra que tem vindo a ser desenvolvida pelo MunicÃpio, assente na participação em alianças internacionais e na diversificada e abrangente rede de cidades geminadas.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano