A ordem de trabalhos passou pela emissão de pareceres às candidaturas no âmbito do RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – medida C03-i01-m01 – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, através dos Avisos nºs 9 e 10/C03-i01/2023 – CRECHE e HABITAÇÃO COLABORATIVA e, ainda, emissão de pareceres às candidaturas no âmbito do Portugal 2030 – CENTRO-2030-2023-6 – Respostas para Pessoas em Situação de Sem Abrigo. Na reunião foi, ainda, sujeito a deliberação um parecer sobre uma candidatura a resposta de habitação para Pessoas em Situação de Sem Abrigo: Apartamentos Partilhados, no âmbito do Projeto Piloto BE LIVE da VITAE – Associação. Todas as candidaturas apresentadas obtiveram parecer favorável do CLAS/C.
As candidaturas ao PRR, caso venham a ser aprovadas, irão permitir aumentar o número de vagas na resposta social Creche em 328 novos lugares. As candidaturas para a resposta social Habitação Colaborativa irão permitir criar alojamento para acolher 56 pessoas. Já as candidaturas ao Portugal 2030 – CENTRO-2030 irão permitir criar três equipas pluridisciplinares de gestores de caso de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, que irão trabalhar as competências pessoais e sociais, através de atividades ocupacionais. Estas equipas comprometem-se ainda, a promover ações de informação, sensibilização à comunidade sobre o fenómeno das Pessoas em Situação de Sem Abrigo.
Por último, foi ainda aprovada uma candidatura que visa aumentar a capacidade de resposta de acolhimento em apartamento partilhado para cinco Pessoas em Situação de Sem Abrigo.
O CLAS/C, para além das Comissões Sociais de Freguesia. é uma das estruturas da Rede Social de Coimbra. É um órgão local de concertação e congregação de esforços, consubstanciado na parceria, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social do Concelho de Coimbra.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral