No próximo sábado, dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 18h00, o certame vai contribuir para a revitalização da Baixa, uma zona que se espera ainda mais partilhada e usufruída pelos conimbricenses e pelos turistas que visitam a cidade.
A Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra, integrada na programação cultural urbana que a CM de Coimbra promove, é pioneira no contexto das feiras nacionais congéneres constituindo um evento de referência para colecionadores.
A iniciativa, de periodicidade mensal (quartos sábados), permite reviver memórias do passado, através da comercialização de objetos antigos, com valor artístico ou cultural, exibindo uma multiplicidade de produtos que perduraram no tempo e que fazem parte da nossa memória coletiva.
No ano em curso, devido às obras de adequação da Via Central (junto à Loja do Cidadão) ao Sistema de Mobilidade do Mondego, a iniciativa transfere-se para a Praça do Comércio, espaço que acolheu o evento durante décadas e que a CM de Coimbra continua a vivificar criando, assim, uma simbiose entre as características histórico-culturais do património e o evento.
A Feira de antiguidades possibilita a comercialização de objetos relacionados com os mais diversos setores de atividade. O visitante pode encontrar desde peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e variadíssimos utensílios domésticos. O colecionismo ocupa, também, lugar de destaque, a avaliar pela presença de bancas que exibem, por exemplo, medalhas, selos postais, discos de vinil e livros de alfarrabista.
Criada em 1991, a Feira de Velharias possui um cunho peculiar de inegável importância no âmbito da animação urbana, assumindo-se como um evento dinamizador. É, igualmente, fator de sociabilidade enquanto ponto de encontro entre o público que todos os meses acorre ao espaço e as dezenas de expositores/participantes, oriundos de norte a sul do país.
De acordo com um ajuste às diferenças de luminosidade na primavera/verão e no outono/inverno, as primeiras duas edições do ano (janeiro e fevereiro) decorrem entre as 9h00 e as 18h00. A partir da edição de março, e até setembro, o horário será alargado até às 19h00. No mês de outubro o evento retoma o horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00, até ao final do ano.
Calendário para 2024:
- 27 de janeiro
- 24 de fevereiro
- 23 de março
- 27 de abril
- 25 de maio
- 22 de junho
- 27 de julho
- 24 de agosto
- 28 de setembro
- 26 de outubro
- 23 de novembro
- 28 de dezembro