Com nove edições realizadas em 2023, entre abril e dezembro, tendo resultado num evento atrativo para a comunidade local e para os turistas que visitam a cidade, que preserva o artesanato ancestral em comunhão com as novas criações artísticas, o Município decide, agora, alargar o formato do evento, passando a integrar na sua programação cultural 12 edições da Montra das Artes & Ofícios, entre os meses de janeiro e dezembro.
Os terceiros domingos vão voltar, assim, a ser mais movimentados, na Baixa de Coimbra, desta vez, com animação acrescida. No próximo domingo, dia 21, a Montra das Artes & Ofícios vai contar com a presença do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias, da Alcancemelodias – Associação de Concertinas, com uma arruadas na área pedonal onde o evento decorre, a partir das 15h00.
Na edição do próximo domingo, serão 15 os expositores que mostram à população local e aos turistas os produtos ligados às artes e aos ofícios, promovendo os usos e os costumes tradicionais, as artes visuais e as manifestações espontâneas da cultura popular levando, assim, os visitantes a descobrir o património através da arte de criar objetos feitos à mão.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, dá continuidade à estratégia cultural de divulgação, de promoção e de salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas.
As áreas de artesanato tradicionais, como a cestaria, a cerâmica, a tanoaria, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra, os utensílios em madeira, em couro, em pedra, em trapilho ou em barro preto, vão estar em destaque neste evento, que cruza a tradição com a contemporaneidade, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores e artistas, seja no campo da ilustração ou do design, com recurso a técnicas e matérias-primas distintas.
Aliado ao amplo universo das artes e ofícios, o trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constitui outro dos destaques da iniciativa.
O evento dirige-se a artesãos e artistas (a título individual ou coletivo), associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam projetos na área das atividades artesanais e artísticas. A participação na iniciativa requer um processo de inscrição, gerido pelo Município de Coimbra, através do Departamento de Cultura e Turismo (dct@cm-coimbra.pt | 239 857 507).
Calendário das próximas edições:
- 18 de fevereiro
- 17 de março
- 21 de abril
- 19 de maio
- 16 de junho
- 21 de julho
- 18 de agosto
- 15 de setembro
- 20 de outubro
- 17 de novembro
- 15 de dezembro