O evento é aberto a todos os interessados em explorar os desafios e oportunidades no desenvolvimento, aquisição e retenção de talento. Oradores de ambos os países irão discutir a importância das instituições de ensino públicas e privadas, o papel das empresas no fomento do talento e como estas podem atrair e reter os melhores talentos, independentemente da sua localização. As inscrições são gratuitas e podem ser submetidas em https://www.ireland-portugal.com/events/breeding-ground-for-talent/.
Na sequência do Ano Europeu das Competências de 2023, esta iniciativa foca o papel da educação e formação na criação de mão de obra mais qualificada face à escassez de recursos e à potencial diminuição de 50 milhões de pessoas na mão de obra da União Europeia nos próximos 30 anos. À luz das transições verde e digital, do cenário em evolução da Inteligência Artificial e das potenciais reformas a serem implementadas como resultado, a compreensão dos potenciais desafios será crucial para todas as empresas.
O evento começa às 9h30, com um período de networking, seguindo-se os discursos de boas-vindas por parte da IPBN e da Câmara Municipal de Coimbra, bem como de Alma Ní Choigligh, a nova Embaixadora da Irlanda em Portugal. Depois têm lugar duas apresentações, uma por Filipa dos Santos Cunha, diretora do TUMO Coimbra, e outra por Rachael Milne, consultora da Ardanis, parceiro executivo do IPBN, intitulada “Tomorrow’s Skills Today” no mercado de IT.
De seguida, Filipa dos Santos Cunha junta-se a Vanessa Zdanowski, Diretora Executiva da 42 Lisboa e 42 Porto, e Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra, no painel “Fostering the Talent of the Future”, moderado por John Paul Prior – Membro do Board do IPBN e Chairman do IPBN Porto Committee. Por fim, a temática “Talent and the Industry” juntará Rachel Milne e Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, moderados por Miguel Antunes – Co-Fundador da Redlight Software e Nest Collective, ambos membros do IPBN.
O “Breeding Ground for Talent” faz parte da missão da IPBN de fortalecer os laços entre Irlanda e Portugal e criar oportunidades de colaboração. Tendo como pano de fundo o rico património académico da cidade de Coimbra, este encontro procura catalisar soluções inovadoras para cultivar talento e conta com a parceria ativa do Município.