A proposta de protocolo dá continuidade a esta parceria, solicitada, no ano letivo 2021/22, pelo Agrupamento de Escolas Coimbra Centro ao Município que, segundo a informação técnica, não representa qualquer encargo para a edilidade, que apenas tem de assegurar a ligação à internet. O Programa DigitALL vai ser implementado, no presente ano letivo, em 12 turmas, envolvendo 214 alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade das Escolas Básicas do 1º ciclo de Casconha, São Bartolomeu, São João do Campo, Vera Cruz, São Silvestre, Bairro Azul, e integra-se no horário curricular da disciplina de Oferta Complementar para o 1.º ciclo.
O “Programa de competências digitais DigitALL”, da FVP, é um projeto direcionado aos professores e aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Como oferta completar da escola, visa reforçar a necessidade de autoaprendizagem, fortalecer a literacia digital e desenvolver novas competências na área digital, disponibilizando recursos pedagógicos inovadores e dinâmicos aos alunos.
Através deste programa também são disponibilizados, aos professores, conteúdos ligados às novas tecnologias, o que possibilita desenvolver novas estratégias pedagógicas e metodologias de ensino a aplicar em contexto de sala de aula. O projeto visa, ainda, desenvolver competências para o futuro dos alunos em áreas como a programação e o pensamento computacional; a robótica e a eletrónica; as artes gráficas e a animação; a modelação, a inteligência espacial e as construções.
A FVP suportará os custos com o formador que assegurará a formação inicial e trimestral dos professores, bem como os custos relativos aos materiais necessários à realização das atividades em aula (circuitos, leds, etc.), e ainda os custos de parametrização das turmas na plataforma e os custos de operacionalização da plataforma do Programa DigitALL.