A crescente presença de discentes imigrantes nas escolas do concelho, e de todo o país, reflete a diversidade cultural e étnica que caracteriza a sociedade contemporânea. No entanto, esse fenómeno também levanta desafios associados ao racismo e à xenofobia, problemas que necessitam de atenção e de ação efetiva para promover uma comunidade escolar inclusiva e acolhedora. Atenta a essa problemática, a CM de Coimbra programou um conjunto de iniciativas de formação e de sensibilização sobre a discriminação, o racismo e a xenofobia. Uma das iniciativas decorreu esta tarde junto dos alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.
Já no próximo dia 21, de março, a autarquia vai assinalar o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, com a inauguração da exposição “O discurso de ódio não é argumento” #Daravoltaaotexto#EAPN”, que vai estar patente até 15 de abril, data em que se comemora a Semana da Interculturalidade, no Mercado Municipal D. Pedro V. Esta exposição é da autoria da EAPN | Rede Europeia Anti Pobreza e pretende aumentar o impacto pela sua forma colorida, direta e humorada.
“É fundamental levar estes temas à comunidade escolar para uma maior inclusão de todos e de todas e para a construção de uma comunidade onde o respeito impere”, refere a vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila