8 Março 2024

XII Ciclo de Requiem Coimbra arranca amanhã com concerto na Igreja da Rainha Santa Isabel

XII Ciclo de Requiem Coimbra arranca amanhã com concerto na Igreja da Rainha Santa Isabel

O primeiro concerto da 12.ª edição do Ciclo de Requiem Coimbra, que apresenta duas obras “Jubilate Deo”, dos compositores Peter Anglea e Dan Forst, vai decorrer já amanhã, dia 9 de março, a partir das 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel. Este será o arranque de três concertos que integram a primeira temporada do projeto da Ecos do Passado – Associação, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Nos meses de outubro e novembro, concretiza-se a segunda temporada do Ciclo de Requiem, com outros três concertos desta iniciativa que, este ano, presta tributo aos Direitos Humanos.

Numa evocação às vozes que lutam pela liberdade, justiça e dignidade humana, que se unem a uma poderosa celebração dos Direitos Humanos, o XII Ciclo de Requiem Coimbra 2024 contempla seis concertos desenhados para duas temporadas: a primeira, nos dias 9, 16 e 29 de março, em Coimbra, na Igreja da Rainha Santa Isabel (Mosteiro de Santa Clara-A-Nova), na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e no Grande Auditório do Convento São Francisco; a segunda, nos dias 19 de outubro e 1 e 2 de novembro, respetivamente, na Polónia, em Vila Franca de Xira e em Coimbra.

 

Já no próximo sábado, a Igreja da Rainha Santa Isabel acolhe, sob o lema “Vozes que Unem”,  as obras “Jubilate Deo”, de compositores Peter Anglea e Dan Forest, às 21h30. O primeiro concerto do Ciclo terá como convidado o coro luxemburguês Voices Internacional, ao qual se juntarão o coro e orquestra anfitriões: o Coro Sinfónico Inês de Castro e a Orquestra Inês de Castro, que fazem parte da associação Ecos do Passado. A soprano Leonor Barbosa de Melo e Ema Viana (contralto) também integram a atuação. O concerto insere-se no programa da XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

 

Já no dia 16 de março, o Coro Voces Verbi interpretará, sob direção do maestro Rodrigo Oliveira, as obras “Missa pro Defunctis”, de Giovanni Asola, e “Motetes da Semana Santa”, da polifonia, numa alusão às “Vozes que Vencem as Trevas”. O espetáculo decorrerá na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, às 21h30.

 

O Grande Auditório do Convento São Francisco acolherá, no dia 29 de março, às 18h00, a obra monumental “Cristo no Monte das Oliveiras”, de Ludwing van Beethoven. Este concerto de Páscoa, que o Município oferece à cidade, sob o mote “Vozes que Emocionam”, será interpretado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro e a Orquestra de Guimarães. Serão solistas Ângela Alves (soprano), Leonel Pinheiro (tenor) e Rui Silva (baixo), com direção do maestro Vitor Matos.

 

A programação da segunda temporada do evento centra-se no “Requiem”, de Brahms, uma obra de grande impacto e beleza, que o Coro Sinfónico Inês de Castro levará à Polónia, no dia 19 de outubro, para uma interpretação conjunta com a Orquestra Filharmonia Podkarpacka, de Rzeszów. A mesma obra será, depois, interpretada no Auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense (dia 1 de novembro) e no Grande Auditório do Convento São Francisco (dia 2 de novembro),  atuação esta  que encerra o XII Ciclo de Requiem Coimbra 2024.

 

A esta manifestação cultural volta a associar-se o Ciclo de Requiem Online, que vai para a quarta edição, e que difunde, no espaço digital, importantes obras da música coral e instrumental, que abrangem desde o repertório clássico ao contemporâneo.

 

O Ciclo de Requiem é uma iniciativa de características singulares no panorama nacional da música coral sinfónica que diversifica, reforça e projeta a cultura de Coimbra. A oferta programática na quadra pascal dá resposta ao público local e ao aumento de afluência turística na cidade, proporcionando uma manifestação cultural que revela um património musical temático de excelência – fortalecido pela qualidade dos intérpretes que o protagonizam – relacionando-o com a oferta patrimonial edificada do território. Esta iniciativa constitui uma identidade própria da Ecos do Passado Associação e faz parte da agenda cultura municipal da cidade de Coimbra.

 

Informações e reservas em

https://www.corosinfonicoinesdecastro.pt/

https://www.facebook.com/CoroSinfonicoInesDeCastro/?locale=pt_PT

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×