No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, decorrerá mais uma jornada da Marcha da Leitura e da Liberdade. Alunos de vários estabelecimentos de ensino de Coimbra irão expressar os seus desígnios sobre os 50 anos do 25 de Abril num percurso que se inicia, pelas 14h30, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Praça 8 de Maio.
Já a Feira do Livro Dado regressa no dia 20 de abril, das 14h30 às 18h00, em colaboração com a Casa da Esquina, no antigo Refeitório da Sereia. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para o e-mail geral@casadaesquina.pt.
Por sua vez, o serviço da Rede de Bibliotecas Escolares irá inaugurar, a 10 de abril, a exposição concelhia Cravos & Cartazes de Abril.
E, a 17 de abril, decorrerá a fase final do Desafio Concelhio de Leitura Dar Voz aos Alunos, dirigido a todos os níveis de ensino, na Casa Municipal da Cultura, das 13h30 às 17h30.
No âmbito da programação habitual, nos dias 4 e 5 de abril, pelas 10h00, há Contos de Liberdade (para crianças com mais de seis anos). A 12 de abril, às 18h00, há Contos de Álvaro Magalhães (para crianças dos três aos cinco anos). Dia 20 de abril, pelas 16h00, a Associação Recortar Palavras apresenta para o seu último livro “Chegou a Primavera”. No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a Hora do Conto é dedicada a Luísa Ducla Soares (crianças dos três aos cinco anos). E, a 24 de abril, há Contos de Liberdade, pelas 18h00 (também para crianças dos três anos aos cinco anos). A participação nestas atividades é gratuita, implicando uma inscrição prévia, na Casa Municipal da Cultura (Biblioteca Infantil), via telefone 239 702 630 ou pelo e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.
Os Jogos de Tabuleiro mantêm-se também na programação da Biblioteca Infantil, no dia 13, e estarão à disposição dos mais novos e das suas famílias, entre as 14h30 e as 17h30, na Sala Polivalente. Esta ação decorre em colaboração com a Associação Inclusão ConTacto. Também haverá xadrez, no dia 27 de abril, entre as 14h30 e as 17h30, com a colaboração da Secção de Xadrez da AAC. Esta atividade é livre, sem inscrição, e destina-se a maiores de oito anos, na Biblioteca Infantil.
Por sua vez, nas Bibliotecas Anexas, existem também várias propostas. Dias especiais e importantes merecem estórias extraordinárias que vai poder ouvir, numa das oito Bibliotecas Anexas Municipais do Município de Coimbra, durante a Hora do Conto Estórias a recordar e a rimar para os 50 anos do 25 Abril comemorar.
Através de estórias simples, ritmadas e engraçadas vamos viajar com os mais novos e contar como aconteceu a revolução, que acabou com a ditadura, a colonização e nos trouxe a liberdade de expressão. Esta surpreendente, ritmada e informativa viagem revolucionária acontece nas Bibliotecas Anexas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades, S. João do Campo, Souselas e Trouxemil, de 18 de março a 28 de junho de 2024 e destina-se a grupos do pré-escolar e 1ª ciclo, que deverão marcar, previamente, pessoalmente ou por telefone, para obter o seu voucher.
Para mais informações os interessados devem contactar os serviços, através do telefone 239702630 ou do e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt. Recordamos que a Biblioteca Municipal fica na Casa Municipal da Cultura, na Rua Pedro Monteiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h30 e aos sábados, das 13h30 às 19h30.