29 Janeiro 2024

Museu Municipal apresenta novas atividades para os mais novos e celebra São Valentim

Museu Municipal apresenta novas atividades para os mais novos e celebra São Valentim

O Museu Municipal de Coimbra (MMC) e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) oferecem, durante o mês de fevereiro, um programa diversificado, que passa por atividades gratuitas para as escolas e visitas acompanhadas às exposições “Judeus de Coimbra” e “Visitante Ocasional”, esta última a terminar no dia 18 de fevereiro. Na Torre de Almedina, D. Sesnando vai guiar os mais novos pela história da cidade, da muralha e da Torre que, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, vai ser atingida pelo cupido, num ataque anunciado, para assinalar os Dia dos Namorados. Os casais estão convidados a participarem. Como é habitual aos quartos sábados de cada mês, no dia 24 de fevereiro, há entradas gratuitas no MMC e no CAAC.

A programação para o público escolar do MMC é composta pelas oficinas “O caso do elegante relógio de mesa” e “Toma atenção e ouve o teu coração”. “O caso do elegante relógio de mesa” é uma oficina de leitura, com base na peça “Relógio de Mesa”, da coleção Telo de Morais, da autoria de John Woodman. Vai ter lugar no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e tem uma duração de 60 minutos. É orientada para o público pré-escolar e 1º ciclo, para grupos com o mínimo cinco e máximo 25 elementos. Já a oficina “Toma atenção e ouve o teu coração” é dirigida aos alunos do pré-escolar, 1º e 2.º ciclos e vai decorrer de 14 a 16 de fevereiro, no edifício do Pátio da Inquisição, de quarta a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, com uma duração de 90 minutos. As oficinas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia, através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Ainda para os alunos do pré-escolar ao 2º ciclo, o MMC vai começar, dia 14, uma invulgar visita à Torre de Almedina, por D. Sesnando, o Alvazil de Coimbra. Esta visita encenada tem início às 10h30, pela Cidade Muralhada, a Torre e os seus mecanismos de defesa. A partir de fevereiro, esta encenação terá lugar todos os meses, às segundas quartas-feiras do mês. Também nesta atividade, os grupos devem ter o mínimo de cinco e máximo de 25 elementos e as inscrições devem ser feitas através do telefone 239 833 771 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Já o CACC, no mês de fevereiro, lança novos kits didáticos sobre a exposição “Visitante Ocasional”, com destaque para as obras de Gabriela Albergaria e Dayana Lucas. Estes são dirigidos aos alunos desde o pré-escolar ao ensino superior, em grupos de cinco a 25 elementos, e vão decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. As marcações podem ser feitas através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.

 

Também no CACC decorre, de 20 de fevereiro a 6 de março, o programa “De Portas Amplamente Fechadas”, que já vai na quarta edição, com um conjunto de iniciativas que vão revelar os segredos dos bastidores deste espaço expositivo, através de workshops de processos de embalamento e transporte de obras de arte e oficinas de curadoria. Esta iniciativa é gratuita e destina-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em grupos de seis a 12 elementos, e vai ter lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 239 828 052 ou e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. O mesmo acontece no caso das duas oficinas de desenho, “Cabemos numa folha de papel?” e “As paredes como suporte?”, organizadas para um público mais alargado, que decorrem de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00.

 

De recordar que o MMC e o CACC não recebem inscrições individuais para estas atividades. Todavia, podem receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado pelos pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.

 

Durante o mês de fevereiro, vão ainda ter lugar duas visitas acompanhadas, no dia 17, no Edifício do Pátio da Inquisição e no CACC. Às 15h30, vai ter lugar a visita à exposição “Judeus de Coimbra”, instalada no Pátio da Inquisição, para grupos de cinco a 25 elementos e com marcação prévia através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Por sua vez, no CACC, às 15h00, o curador José Maçãs de Carvalho vai guiar os participantes pela exposição “Visitante Ocasional” que, recorde-se, termina dia 18, domingo. As inscrições podem ser feitas através do telefone 239 828052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×