Notícias

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, o acordo final entre as entidades que organizam os 4ºs Jogos Europeus Universitários (EUG 2018), que vão decorrer, de 13 a 26 de julho, na cidade de Coimbra. O acordo agora aprovado será celebrado entre a CMC, a Universidade de Coimbra (UC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a European University Sport Association (EUSA). A CMC terá um investimento estimado superior…
O Estágio Internacional de Karaté Shukokai decorreu este fim-de-semana no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Este estágio juntou cerca de 500 atletas de várias nacionalidades e foi da organização do Karaté Coimbra e do Sport Clube Conimbricense, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Os atletas foram orientados pelos Senseis Marcelo Azevedo (8ºDan) e Lionel Marinus (9ºDan). Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem! Clique para ver a imagem!…
A judoca Joana Diogo, do Judo Clube de Coimbra, que na semana passada se sagrou campeã nacional de Judo (na categoria de -48 kg), conquistou o bronze no Campeonato da Europa de Sub-23, que se realiza em Podgorica, capital de Montenegro. Joana Diogo começou a eliminar a atleta da casa e uma das favoritas à vitória da competição - Ivana Nikolic, por ‘ippon’. Nos quartos-de-final o combate durou apenas 15 segundos, depois da jovem atleta de Coimbra somar de novo um ‘ippon’, desta feita contra…
A prova rainha do calendário nacional de judo – o Campeonato Nacional de Seniores 2017 – decorreu este sábado, dia 4 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Dos novos campeões nacionais que saíram da competição, três são judocas de clubes de Coimbra. Joana Diogo (-48 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg), ambos atletas do Judo Clube de Coimbra (JCC), e Ana Lisboa (-70 kg), atleta da Associação Académica de Coimbra (AAC), sagraram-se campeões nacionais de judo nas suas categorias. Para além dos novos campeões…
Organizado pelo Clube de Praticantes de Coimbra Trail Running, o segundo Coimbra Trail juntou, hoje, cerca de 980 atletas, que puderam participar em quatro categorias distintas. Com partida às 9h00, do Largo dos Olivais, a prova percorreu as freguesias de Santo António dos Olivais, Torres do Mondego, Brasfemes e da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, num percurso composto por caminhos, trilhos e estradas florestais não asfaltadas. Do programa da prova faziam parte a Maratona, com 42 km, que integrava a…
A Federação Portuguesa de Judo comemora este fim de semana, em Coimbra, o seu 58º aniversário e o Dia Mundial do Judo, através da realização do IV Congresso Nacional da modalidade, que se iniciou esta manhã. Ao início da tarde, os congressistas foram recebidos na Câmara Municipal de Coimbra (CMC) pelo vereador Carlos Cidade. O IV Congresso Nacional de Judo começou hoje. Na cerimónia inaugural, estiveram presentes o vereador da CMC, Carlos Cidade, o presidente do Congresso, António Martins Borrego, o presidente da Federação Portuguesa…
A IV Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento juntou, este domingo, cerca de seis mil participantes nas três provas do evento: meia maratona (21 km), mini maratona (10 km) e caminhada (5 km). Nuno Lopes e Inês Monteiro foram os grandes vencedores da meia maratona, enquanto José Sousa e Olga Serdym conquistaram os primeiros lugares na mini maratona. A IV Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento foi coorganizada pela GlobalSport e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e teve a importante…
A Meia Maratona de Coimbra - Corrida do Conhecimento realiza-se no próximo dia 22 de outubro, a partir das 10h30 - uma coorganização da GlobalSport e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O evento conta com três provas: Meia Maratona (21 km), Mini Maratona (10 km) e Caminhada (5 km), e é a sexta etapa do circuito Running Wonders – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais. No âmbito da organização da prova, serão efetuados condicionamentos de trânsito e estacionamento, nos dias 21 e 22 de outubro.…
A Meia Maratona de Coimbra - Corrida do Conhecimento realiza-se no próximo dia 22 de outubro, a partir das 10h30 - uma coorganização da GlobalSport e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O evento conta com três provas: Meia Maratona (21 km), Mini Maratona (10 km) e Caminhada (5 km), e é a sexta etapa do circuito Running Wonders – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais. Ontem, em conferência de imprensa, o diretor do departamento de cultura, turismo e desporto da CMC, Francisco Paz, e o…
A V Corrida Pedro e Inês, que decorreu ontem em Coimbra, juntou perto de 400 atletas junto às margens do Mondego, entre os que optaram pela corrida, de 10 Km, e a caminhada, de 5km. Takahiro Ishida foi o grande vencedor desta quinta edição da prova, nos masculinos, com um tempo de 32m45s, seguido de Hugo Fontes (33m07s) e de Vítor Pleno (33m15s). Já nos femininos, Joana Quintã foi a mais rápida, com um tempo de 44m49s, com Matilde Sanches a ocupar o segundo lugar…
O Dia Mundial do Coração, que se comemora a 29 de Setembro, foi ontem celebrado na Mata Nacional do Choupal com diversas atividades. Sob o lema “Partilha a Tua Energia”, a iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Portuguesa de Cardiologia foi assinalada com uma caminhada, uma “cãominhada”, yoga e rastreios. Depois de feitos os exercícios de aquecimento na Mata Nacional do Choupal, de onde partiu, a caminhada de cerca de oito quilómetros seguiu em direção à Lapa dos Esteios, na Margem…
A Corrida Pedro e Inês, realizar-se-á no próximo dia 8 de outubro com Partida do Parque Verde (zona das docas) prevista para as 10h30. Com organização da Câmara Municipal de Coimbra e da Xistarca, integrada no Circuito Nacional de Estrada 2017, a prova principal desenrola-se num percurso de aproximadamente 10 km, tendo como potenciais participantes atletas populares e federados, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade. Paralelamente, de forma a permitir a participação de todos os interessados, mesmo os menos dotados…
Coimbra entrou para o Livro de recordes do Guinness, este sábado, ao conseguir juntar 391 patinadores no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM), batendo, assim, o recorde mundial que pertencia aos ingleses, com 371 patinadores. Uma proeza realizada no “Dia da Patinagem”, um evento dedicado à modalidade, que serviu ainda para dar a conhecer os vários desportos associados à patinagem e celebrar o crescimento da modalidade na região Centro. A iniciativa foi coorganizada pela Associação de Patinagem de Coimbra (APC) e Câmara Municipal de Coimbra.…
O Campo da Caparrota, do Sanjoanense Atlético Clube (SAC), estreou hoje um novo relvado sintético, com uma partida amigável entre a formação local e o Montemorense. Uma intervenção de 239 mil euros, financiada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) através da assinatura de um contrato programa com o clube, no dia 2 de julho, depois da aprovação do Executivo, por unanimidade, na reunião de 20 de junho de 2017. “Este campo é uma terra de semeadura, onde, pelo desporto, começando de tenra idade, todos podem…
O novo relvado sintético do Campo da Mata, do Clube Desportivo de Assafarge (CDA), começou hoje a ser utilizado por equipas das camadas de formação. O investimento, de 143 mil euros, foi suportado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), através de um contrato programa celebrado com o clube, no passado dia 1 de julho, após a aprovação do Executivo, por unanimidade, na sua reunião de 20 de junho de 2017. Um apoio que a autarquia justifica pela necessidade de dotar as associações desportivas do concelho,…
O Choupal é o palco escolhido para, no próximo dia 5 de Outubro, receber as comemorações do Dia Mundial do Coração, uma iniciativa que associa a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Num espaço que é considerado um “pulmão verde” da cidade, desde sempre ligado a eventos lúdicos e desportivos, são variadas as atividades saudáveis que ali serão desenvolvidas.O programa da comemoração do Dia Mundial do Coração foi apresentado esta tarde, em conferência de imprensa, na qual estiveram presentes o…
O novo piso do Pavilhão Desportivo do Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” (GRVM) foi inaugurado ontem à noite. Esta requalificação foi viabilizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no passado mês de julho, através da assinatura de um contrato-programa com o GRVM, que formalizou um apoio financeiro no valor de 132 mil euros, destinados a esta intervenção. Agora, “O Vigor da Mocidade” pode garantir melhores condições de prática desportiva a todos os que utilizam o seu pavilhão, nomeadamente nas modalidades de patinagem artística, hóquei…
A XIV edição da Gala do Olivais Futebol Clube distinguiu, ontem à noite, os atletas, treinadores e colaboradores que mais se destacaram ao serviço desta conhecida coletividade de Coimbra nas épocas de 2015/2016 e 2016/2017. O Grupo de Dança da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra associou-se à festa do popular emblema com performances bastante apreciadas pelos presentes. Perante atletas, pais, encarregados de educação, dirigentes e sócios, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, revelou que a assinatura, na semana…
O contrato-programa que enquadra um apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) à Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), no montante de 202.643 euros, foi hoje formalizado. O valor destina-se à instalação de um novo relvado sintético, na academia do clube, para ser utilizado pelas camadas de formação. A direção da AAC/OAF prevê que os trabalhos se iniciem já no próximo mês de outubro e estejam finalizados no início de novembro. O presidente da CMC, Manuel Machado, e o presidente da direção da…
O novo relvado sintético do campo do Futebol Clube de São Silvestre (FCSS) foi ontem estreado. Trata-se de um investimento de 172 mil euros, que foi assumido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), através de um contrato programa celebrado com o clube no passado dia 25 de junho. Este é um apoio que a autarquia justifica com a necessidade de dotar de condições similares as associações que desenvolvem a modalidade de futebol no concelho, possibilitando, assim, boas condições para a prática desportiva a todos os…