A equipa de natação suíça Lancy-Natation iniciou hoje um estágio, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais, que terminará no próximo dia 6 de janeiro. Entre atletas e staff, estão em Coimbra 17 elementos, incluindo 14 nadadores com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. O esquema do estágio inclui dois treinos diários de duas horas cada.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) possui um programa destinado à prática desportiva de alto rendimento. Por seu turno, o clube Lancy-Natation nasceu no ano de 1971, na região suíça de Romande. Com 45 anos, este clube, além de escola de natação, dedica-se também à competição. A primeira prioridade do Lancy-Natation é permitir às crianças e adultos da vila de Lancy aprenderem a nadar e poderem praticar desporto de qualidade. Em cada época, mais de 2000 crianças, adolescentes e adultos frequentam os cursos que o clube proporciona.
O Lancy-Natation é igualmente uma das melhores equipas de competição suíça e a grande maioria dos atletas de competição aprendeu a nadar no clube. O Lancy-Natation é um centro de promoção desportiva da Federação Suíça de Natação. Este ano teve uma atleta qualificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Noémi Girardet, especialista em 100m e 200m livres) que também faz parte do grupo que se encontra a estagiar em Coimbra.
Hoje, ainda antes do treino da tarde, que teve início às 15h00, Francisco Paz, diretor de departamento de Cultura, Turismo e Desporto da CMC, deu as boas vindas à comitiva suíça em nome do presidente da autarquia, Manuel Machado, e de Carlos Cidade, vereador do Desporto. “Desejo a todos boa estadia”, disse, esperando que todos “gostem das condições de trabalho e da cidade”. “Estão reunidas todas as condições para que isso aconteça”, terminou Francisco Paz.