O novo piso do Pavilhão Desportivo do Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade” (GRVM) foi inaugurado ontem à noite. Esta requalificação foi viabilizada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no passado mês de julho, através da assinatura de um contrato-programa com o GRVM, que formalizou um apoio financeiro no valor de 132 mil euros, destinados a esta intervenção. Agora, “O Vigor da Mocidade” pode garantir melhores condições de prática desportiva a todos os que utilizam o seu pavilhão, nomeadamente nas modalidades de patinagem artística, hóquei em patins, ginástica acrobática e futsal.
O presidente da CMC, Manuel Machado, participou no descerrar da placa comemorativa desta requalificação do piso e destacou que este “era um melhoramento mais do que necessário para São Martinho do Bispo e para ‘O Vigor da Mocidade’”. Manuel Machado partilhou com os presentes que se sentia “feliz por ter conseguido honrar a palavra dada”, uma vez que se comprometera com o financiamento do novo piso por parte da CMC, meses antes, numa visita ao pavilhão. O autarca fez ainda um agradecimento público ao “trabalho desenvolvido pelo ‘Vigor da Mocidade’, a todos os seus atletas, a todos os seus treinadores, a todos os seus dirigentes e a todos os seus associados por terem conseguido chegar até aqui”.
O apoio financeiro da CMC avançou depois do pedido formalizado em março deste ano pelo GRVM, já depois do próprio presidente da CMC, Manuel Machado, e do vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, terem constatado, numa visita que fizeram ao pavilhão, no final de 2016, a necessidade urgente de requalificar o piso do equipamento desportivo. A proposta de apoio financeiro foi analisada e aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo municipal de 22 de maio, e o contrato-programa foi assinado após pouco mais de um mês, no dia 2 de julho.
O presidente da direção do GRVM, Mário Fernandes, recordou que na altura em que Manuel Machado se comprometeu em colocar o novo piso “os mais céticos tiveram dúvidas”. Agora que a “obra nasceu e está concluída” é um “dia muito feliz para o Vigor”, constatou Mário Fernandes, que qualificou o novo piso como tendo “condições impares”. O presidente da direção do clube concluiu fazendo um “agradecimento mais do que justo” a Manuel Machado, “pelo seu especial empenho” e “intervenção nos processos de apoio às associações, às coletividades e ao desporto em Coimbra”.
O “Vigor da Mocidade” tem tido um papel relevante para a promoção e desenvolvimento das atividades desportivas no Município e tem contribuído para a divulgação e aumento do número de praticantes nas modalidades que oferece, nomeadamente a patinagem, que se encontra em fase de ascensão no concelho. Um trabalho que, com a requalificação do piso do pavilhão e a consequente garantia das melhores condições para a prática desportiva a todos os utilizadores da infraestrutura, poderá ser realizado ainda com mais qualidade.
Na cerimónia de inauguração do novo piso do pavilhão desportivo estiveram ainda presentes os vereadores da CMC, Carlos Cidade e Jorge Alves, o presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, e vários membros dos corpos sociais do GRVM.