Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Março 2018

Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2018 recebida nos Paços do Município

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu, ao final da tarde de hoje, nos Paços do Município, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) 2018. O autarca desafiou os estudantes para que esta seja uma festa académica de “fraternidade e acolhimento”, pois é com esse espírito que a “Câmara Municipal de Coimbra vos acompanha e apoia”. Os vereadores Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes também participaram na reunião.

Por seu turno, Guilherme Almeida, comissário da FMUC e representante institucional da Queima das Fitas, agradeceu à CMC pela abertura e apoio. “Queremos que este ano seja um ponto de viragem”, salientou o estudante, apontando “a antecedência e o rigor” na preparação de todos os pormenores dos vários eventos que integram as festividades estudantis como um ponto de partida. Guilherme Almeida entregou, logo depois, o plano de atividades da Queima das Fitas 2018 a Manuel Machado.

O autarca começou por afirmar que a Queima das Fitas é “um encontro que prima pela fraternidade e pelo acolhimento, onde se conhecem pessoas e se partilham experiências que podem ser marcantes”. Manuel Machado garantiu que os estudantes podem contar com a CMC para ajudar e colaborar tendo esse espírito.

O edil reconheceu o esforço “positivo” das comissões organizadoras que nos últimos anos se têm esforçado no sentido de melhorar a imagem da Queima das Fitas. “As tradições perduram se inovarem”, destacou o presidente da autarquia.

Já Manuel Lourenço, secretário-geral da Queima das Fitas, apresentou todos os comissários e os respetivos pelouros e reforçou a vontade de “mudar alguns hábitos e algumas coisas que não estavam bem nas festividades”, como por exemplo, os impactos “ambientais do cortejo”. “Estamos a tentar fazer um cartaz que envolva a cidade”, garantiu, ainda, Manuel Lourenço.

Como já é tradição, no dia do Cortejo, as portas dos Paços do Município estarão abertas, recordou Manuel Machado. Profundo conhecedor da história da cidade, o presidente da autarquia contou algumas estórias, também sobre as tradições académicas e “sem paternalismos” falou dos seus tempos de estudante.

Durante a reunião foram ainda abordados diversos temas, como as atividades desportivas e culturais, o baile de gala das faculdades e a segurança dos eventos, entre outros pormenores de diversas iniciativas.

A COQF 2018, que este ano adotou o lema “Capas Negras de Memórias, Fitas que contam Histórias”, é composta por Marta Catarino (FDUC), Rita Poeira (FFUC), Guilherme Almeida (FMUC), Francisco Pires (FEUC), Pedro Chicória (FCTUC), Gonçalo Santos (FCDEFUC), Ricardo Gonçalves (FPCEUC), Ana Silva (FLUC).

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)