O 30.º Estágio Internacional de Judo da Académica foi hoje apresentado no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, local onde irá decorrer o evento, entre os dias 27 e 31 de agosto. Este ano prevê-se que o evento mobilize entre 350 a 400 judocas nacionais (incluindo a seleção nacional de juniores) e internacionais.
A conferência de imprensa de apresentação do 30.º Estágio Internacional de Judo da Académica contou com a presença do vereador da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Cidade, do presidente da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ-AAC), Filipe Rosa, e dos ex-judocas Nuno Delgado e João Neto.
Carlos Cidade começou por realçar que é um orgulho para Coimbra receber este Estágio, apesar de “já ser normal Coimbra receber grandes eventos desportivos de Judo”. O vereador elogiou a grande qualidade deste evento e lembrou que o Judo da AAC corresponde a mais de 30% dos atletas que praticam judo no concelho de Coimbra, com mais de 60% de atletas na área da formação.
Por fim, Carlos Cidade elencou os apoios que a CM Coimbra tem promovido para as instituições e os atletas. O vereador do Desporto recordou que a autarquia está a criar um regulamento ímpar no país, que define os requisitos e as condições dos apoios financeiros a atribuir pela autarquia a associações e clubes desportivos do concelho que tenham atletas a participar no programa de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. O objetivo é a autarquia poder, assim, assegurar as melhores condições para estes atletas conseguirem obter os mínimos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020.
Por seu turno, Filipe Rosa destacou que o Estágio Internacional de Judo da Académica é o mais antigo realizado em Portugal, no qual já participaram conceituados técnicos e atletas nacionais e internacionais. “Já passaram por aqui centenas de atletas, em diversas fases da sua formação e preparação para campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, como são os casos do Nuno Delgado e da Telma Monteiro”, exemplificou.
Segundo o presidente da SJ-AAC, nesta edição destacam-se as presenças “de técnicos de elevado prestígio internacional”, liderados por Celso Martins (que já foi considerado o melhor treinador em França, em 2012), Nuno Delgado (campeão da Europa e medalhado olímpico), Pedro Dias (atleta olímpico em Pequim, em 2008 e medalha de bronze no Campeonato da Europa), Laurent Bosch (treinador de formação do Saint Geneviève Sports), Ludovic Gobert (4x Campeão de França e 13x medalhado em Taças do Mundo), Aurore Climence (3x Campeã de França e 15x medalhada em Taças do Mundo), Jean-Sebastien Bonvoisin (Medalha de Bronze no Campeonato da Europa, Campeão de França e 15x medalhado em Taças do Mundo).
Os ex-judocas Nuno Delgado e João Neto, realçaram a importância deste estágio e a sua grande qualidade. Nuno Delgado, fez mesmo questão de referir a importância que teve para si a participação nestes estágios, enquanto ainda era atleta. João Neto elogiou, igualmente, o facto de este ser um estágio diferente e “que envolve todo um clube”.
Paralelamente a esta grande festa do Judo, irá decorrer um treino para os judocas mais novos, um projeto iniciado há alguns anos e que tem contribuído para a melhoria do judo de formação. Estão também previstas atividades culturais e sociais, que irão possibilitar que todos os treinadores e atletas nacionais e internacionais conheçam o que de melhor tem a cidade de Coimbra para oferecer.
O Estágio irá decorrer nos seguintes horários:
– Treino da Manhã – 10h00 – 12h00 (exceto dia 27: 11h30-13h);
– Treino da Tarde – 17h30 – 19h30 (sexta-feira, fim do estágio, 16h00 – 17h30);
– Descanso – quarta-feira de manhã.
Este ano, o Estágio de verão da Académica serve ainda como preparação da Seleção Nacional de Juniores para o Campeonato da Europa, a disputar em Sofia (Bulgária), em setembro.
Consulte aqui todas as informações sobre o 30º Estágio Internacional da Académica – 2018 (https://www.judoaac.com/tc/)