“Esta associação tem tido um trabalho notável. E ainda hoje aqui pudemos ver qual é o segredo. O segredo é a capacidade de regeneração, de mobilização, de atrair os mais pequenos, treiná-los, dar-lhes o espírito que é preciso, que qualquer associação humanitária deve ter, de modo a que eles cresçam com esta ideia de partilhar, de socorrer, de ajudar”, afirmou o presidente da CM Coimbra, naquele que foi o discurso de encerramento da sessão solene da cerimónia de aniversário da AHBVB.
Manuel Machado elogiou ainda, posteriormente, todo o trabalho de cooperação que os Bombeiros Voluntários de Brasfemes têm tido com os serviços municipais de Proteção Civil, dando como exemplo a sua prestação aquando da passagem da tempestade Leslie ou das operações de limpeza das faixas de gestão de combustível para evitar os incêndios.
Um compromisso assumido por Manuel Machado é de que a autarquia vai ajudar a pagar o resto da dívida que os Bombeiros Voluntários de Brasfemes contraíram à banca para fazer face à contrapartida nacional dos fundos comunitários que financiaram as obras do quartel. “Há um compromisso que assumi e que não esqueci e espero conseguir cumprir materialmente ainda este ano, de preferência no tempo de mandato do presidente Gonçalo [que abandona este ano o cargo, estando as eleições agendadas para 21 de dezembro], com quem me comprometi”, garantiu Manuel Machado, adiantando que “se tecnicamente houver condições para o fazer, os cerca de 88 mil euros serão entregues à associação ainda este ano”.
Manuel Machado deixou, ainda, um elogio a António e Graça Figueiredos, uma família do norte do concelho que ganhou um prémio no Euromilhões, em 2015, e decidiu oferecer duas ambulâncias de transporte de doentes à AHBVB. “É bom saber que na nossa cidade há pessoas que se dedicam à causa coletiva desinteressadamente, por generosidade, por solidariedade, por gosto de fazer o bem”, afirmou o autarca, prosseguindo: “Às vezes, quando a sorte nos bafeja, há pessoas que caiem na tentação de se isolarem do mundo e se esquecem que há mais vida para além do umbigo de cada um de nós”. “A vossa oferta é um gesto notável que também como presidente da Câmara Municipal de Coimbra quero aqui publicamente enaltecer e agradecer”, concluiu.
O agradecimento à família Figueiredos, pela doação das ambulâncias à AHBVB, foi um ponto comum a todos os dircusos. O comandante da corporação, Acácio Monteiro, agradeceu as duas viaturas e lembrou que elas “vão ajudar muito nas missões que dedicamos aos munícipes, ajudando os mais carentes e necessitados a trilhar os caminhos para a recuperação das suas vidas”. Já o presidente da direção da AHBVB chamou a família ao palco para uma homenagem e a entrega de uma lembrança. Gonçalo Santos protagonizou ainda um dos momentos mais emotivos do dia, num discurso de despedida sentido, que teve direito a lágrimas e a aplausos de todos os presentes. O presidente da AHBVB abandona o cargo este ano.
A cerimónia de celebração do 79º aniversário da AHBVB contou ainda com a benção das viaturas, a receção de dez jovens que passaram a integrar o corpo ativo dos bombeiros e a condecoração de bombeiros da corporação pelos seus anos de serviço. Estiveram ainda presentes no evento o vereador da CM Coimbra, Jorge Alves, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, Carlos Luís Tavares, e o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVB, João Paulo Marques.