Uma exposição interativa sobre as atividades da Marinha estará presente no Pavilhão Centro de Portugal, de 11 a 19 de maio, ao mesmo tempo que uma exposição de meios ao ar livre decorrerá, também, no Parque Verde do Mondego. Nesta exposição, será possível realizar batismos de mergulho, experimentar a torre de escalada, tenda de airsoft, simuladores de voo e de navegação, ter uma experiência única de realidade virtual, entre outras atividades.
De 15 a 19 de maio, na Praça da Canção, decorrem também várias atividades náuticas no rio Mondego, com batismos de rio nas lanchas anfíbias e embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.
No âmbito cultural, a Marinha organiza o colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Na noite do dia 17 de maio, a Banda da Armada dará um concerto gratuito, ao ar livre, no Jardim da Sereia.
A Banda da Armada irá, ainda, surpreender com vários eventos musicais pela cidade de Coimbra: no dia 11 de maio irá atuar no Mercado D. Pedro V, pelas 10h30 e na Praça da República, pelas 15h30. No dia 12, irá atuar pela manhã, desde a Praça 8 de Maio às 10h30, até ao Largo da Portagem. Na tarde do dia 12, o evento musical será pelas 15h30 no Parque Verde do Mondego. No dia 17 de maio, a Banda regressa à Praça 8 de Maio, à Rua Ferreira Borges e ao Largo da Portagem nos horários das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30.
As comemorações terminam no dia 19 de maio com a Cerimónia Militar na Avenida Emídio Navarro, pelas 11h00 e que culminará com demonstração de capacidades no Rio Mondego às 12h00.
Recorde-se que o Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Atualmente, esta data comemora-se através da oportunidade dos portugueses e da terra anfitriã das celebrações, conhecerem e contactarem com a Marinha.