O presidente da CM Coimbra lançou ainda um apelo para que todos cumpram as normas de segurança. “Estamos habituados a receber grandes eventos sem contratempos, mas é necessário que os cidadãos percebam que este evento terá de correr na perfeição para que seja uma grande festa”, concluiu.
O presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, alertou igualmente para que o público respeite integralmente as regras e a sinalização de segurança. “Um incidente mesmo pequeno”, é motivo que pode fazer com que a prova seja retirada, pela federação internacional, não só da região Centro, mas também do país, salientou Carlos Barbosa.
Os investimentos significativos feito pelas câmaras, designadamente na reabilitação de troços de vias e colocação rails de proteção, pela Turismo Centro de Portugal e rede das Aldeias do Xisto, para, 18 anos depois, a prova regressar à região, terão “um retorno quatro ou cinco vezes superior” ao dinheiro aplicado, sustentou Carlos Barbosa, referindo que a realização do rali envolve um custo superior a três milhões de euros.
Os presidentes da CM Lousã, Luís Antunes, da CM Arganil, Luís Paulo Costa, da CM Góis, Lurdes Castanheira, da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e um representante da direção da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto, Jorge Abreu, também formalizaram os respetivos contratos de apoio à realização desta edição do Rally de Portugal.
A 53.ª edição do Rally de Portugal de 2019, que integra o Campeonato do Mundo de Rallys, decorre entre 30 de maio e 2 de junho, tem início em Coimbra, na alta universitária, classificada como Património Mundial pela Unesco, e passa, na região centro, pelos concelhos de Arganil, Góis e Lousã. A prova conta com um percurso de 1.463,55 quilómetros, dos quais 311,59 cronometrados ao longo de 20 especiais de classificação.
Presentes na cerimónia estiveram ainda os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alfredo Dias, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rui Marcos, o presidente do conselho de administração da empresa municipal Águas de Coimbra, Carvalho dos Santos, entre outras personalidades.
Outras informações sobre o Rally de Portugal, incluindo o programa do evento, podem ser consultadas na página oficial do Rally de Portugal.