Foi com o objetivo de dinamizar este jardim do centro histórico de Coimbra, que Margarita Zorrilla Cebrián, Raquel Maricato, Teresa Tellechea e Carla Miguel submeteram o projeto “Jardim da Sereia… para brincar” ao Coimbra Participa. O projeto foi mesmo um dos vencedores e saiu agora do papel para ser aberto, precisamente, no Dia da Criança. “Isto parece pequenino, mas foi uma produção muito minuciosa, muito cuidada, e extremamente simbólica”, afirmou o presidente da CM Coimbra, antes do descerramento do placa de inauguração no novo parque infantil. “Tenho a certeza que todos estamos felizes por, no Dia da Criança do ano de 2019, deixarmos aqui uma marca que tem uma simbologia que é apenas este: «fazer felizes as crianças da nossa terra»”, concluiu.
O parque infantil, que fica situado a norte do patamar onde se encontra a estátua de Tritão, no topo da escadaria do jardim, está inserido dentro de um círculo, um elemento que surge várias vezes no jardim, e conta com uma estrutura de trepar (vulgarmente conhecida por ‘aranha’), que permite observar as copas das árvores do jardim de um ponto elevado, e um baloiço em cesto, equipamento acessível a crianças com mobilidade condicionada e passível de ser usado por mais que uma criança simultaneamente.
A delimitação do espaço é feita com recurso a elementos naturais, nomeadamente troncos, um limite permeável e suave, que permitirá a qualquer momento o avanço do jardim para dentro do espaço de recreio. O Jardim da Sereia ganha, assim, um parque infantil inclusivo, desenvolvido com elementos naturais e integrados no ambiente, como terras, flores, folhas e pedras.
Este é o terceiro projeto do OP 2018 do Município de Coimbra a sair do papel e a ser executado. Já no que diz respeito ao OP 2019, começa hoje o período de votação. Das 93 propostas submetidas, 49 foram aceites, as restantes foram excluídas por não cumprirem os pressupostos obrigatórios definidos pelo regulamento. Dessas, e depois da união de propostas, vão a votação 29 do Coimbra Participa e 17 do Coimbra Jovem Participa. “Começa hoje a votação para a nova edição do Orçamento Participativo e por isso é de aproveitar, por que há ideia boas”, reforçou Manuel Machado.
A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma, em https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão. A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.
Na inauguração do parque infantil do Jardim da Sereia estiveram presentes, entre outros, s vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes, o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, bem como duas das proponentes do projeto “Jardim da Sereia… para brincar”, Raquel Maricato e Carla Miguel.