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25 Outubro 2019

Inaugurada nova rua que liga Fernão de Magalhães à Padre Estevão Cabral e reaberto Túnel do Choupal

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, inaugurou hoje, véspera do segundo aniversário do atual mandato autárquico, o Túnel do Choupal e assinalou a abertura ao trânsito da nova via paralela à linha de caminho-de-ferro que liga a Avenida Fernão de Magalhães, junto aos parques de estacionamento, à Rua Padre Estevão Cabral. O autarca destacou que esta obra se realizou “num sítio de grande movimento de trânsito automóvel” e que pretende ajudar a ligar a Estação de Coimbra-B ao Arnado, no centro da cidade. Para viabilizar esta nova rua, que permite um melhoramento da mobilidade no nó da Casa do Sal, foi necessário prolongar o túnel existente. Manuel Machado salientou que o desejo era de ter realizado o túnel com duas faixas de rodagem, mas que não foi possível por razões técnicas que se prendem com a segurança da circulação ferroviária, pelo que a opção foi avançar com o que era “exequível” nesta fase. A boa notícia é que “o túnel novo está preparado de modo a permitir que o velho possa, logo que seja possível, ser alargado”, informou.

Foi hoje inaugurada a empreitada conhecida como Interface Intermodal Coimbra Norte, que consistiu na requalificação urbana junto ao nó da Casa do Sal que irá melhorar substancialmente a mobilidade pedonal e dos transportes públicos naquele local.

 

“Esta obra integra-se num conjunto de obras mais vasto que estão aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável”, dando como exemplos a requalificação urbana na Rua Padre Estêvão Cabral até à Rua do Arnado; e a ciclovia.

 

Assista à intervenção de Manuel Machado:

 

Esta obra, que representa um investimento global de 517.273,70 euros (c/ IVA), visou ligar a Av.ª Fernão de Magalhães, junto aos parques de estacionamento, à Rua Padre Estevão Cabral, através da abertura de um arruamento com uma extensão de 200 metros, paralelo à linha de caminho-de-ferro, que permita a circulação direta entre estas vias.

 

Para viabilizar o traçado foi necessário requalificar e prolongar o túnel existente sob a linha de caminho-de-ferro, agora denominado Túnel do Choupal. A segurança da circulação pedonal em toda a extensão do túnel foi outra das preocupações tidas em conta, pelo que foi construído um passeio com 1,20 metros de largura em toda a sua extensão, permitindo assim o atravessamento do túnel em segurança até à Mata Nacional do Choupal.

 

O trânsito no túnel é ordenado por um sistema de semáforos que é alimentado por energia solar e ativado por sensores, para permitir um melhor escoamento de trânsito consoante as necessidades.

 

O projeto contemplou, ainda, trabalhos de drenagem das águas pluviais do novo arruamento e também do túnel, onde são comuns os problemas de drenagem pluvial devido à sua localização; bem como o ordenamento urbanístico junto ao terminal de autocarros, onde foi alinhada a fachada da “rodoviária” com os edifícios envolventes.

 

Esta empreitada, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, representa um investimento de 518 mil euros, contando com cofinanciamento comunitário de 85% do Centro 2020.

 

A cerimónia contou com a presença de muitos populares, bem como do presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, dos vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves e Carina Gomes, dos presidentes da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, Fernando Abel, da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, e o vogal do Conselho de Administração da Metro Mondego, Eduardo Barata, entre outras personalidades.

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