As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às duas coletividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. As candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual, previstas no regulamento, estão abertas desde o passado dia 20 de janeiro e podem ser realizadas até ao próximo dia 30 de setembro.
A CulturXis foi uma das associações que já apresentou candidatura, para a realização do V Ciclo de Concertos de Coimbra. Depois dessa ter sido avaliada pelos serviços municipais, de acordo com o novo regulamento, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder. A CulturXis vai receber assim um apoio financeiro de 7500 euros, sendo que a associação contará ainda com outros apoios, nomeadamente a isenção de pagamento de taxas, no valor de 372,05 euros.
A CulturXis pretende levar a efeito o V Ciclo de Concertos de Coimbra, entre os dias 20 e 22 de março, promovendo, assim, a música erudita no concelho, com a oferta de vários concertos à cidade em distintos espaços do município, o que permite também valorizar o património histórico cultural inseridos na área do Património Mundial da UNESCO.
Já a Recortar Palavras também apresentou candidatura para a realização do projeto “Contos, mitos e lendas de Coimbra”. A coletividade vai assim receber um apoio financeiro de 1000 euros, sendo que a associação contará ainda com outros apoios, nomeadamente a isenção de pagamento de taxas no valor total de 35,07 euros. A autarquia valorizou o contributo da associação para a criação de hábitos culturais e para a divulgação do património histórico, material e imaterial da cidade, a leitura de contos relacionados com a história identitária de Coimbra e o carater inovador do projeto.