As janelas que se abrem, as paredes que se quebram e as portas que se escancaram mostram a interioridade da esfera doméstica: uma quase solidão, um diálogo interior, um estado de alma. Os ambientes arquitetónicos, aparentemente vazios, evidenciam a delicadeza das figuras femininas, exibidas em situações passivas, enfatizando a serenidade da casa. Deste modo, é entre paredes que se materializam as narrativas desta exposição em que o processo artístico evoca a pintura de género, apresentando lugares comuns que permitem a entrada num universo familiar, através da ambivalência: interior e exterior.
+ Info:
Lara Roseiro nasceu em Coimbra, em 1980, mas atualmente vive e trabalha em Azeitão. Possui o Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Licenciatura em Pintura, pela Escola Universitária das Artes de Coimbra – ARCA/EUAC.
Expõe regularmente desde 2001 em exposições individuais e coletivas.
Venceu vários prémios e distinções, entre os quais, o 1.º Prémio do “Prémio de Pintura Elena Muriel”, Oliveira de Azeméis (2016), o 2.º Prémio da 5.ª Bienal de Pintura de Arte Jovem de Penafiel (2008), o 3.º Prémio de Pintura do “Aveiro Jovem Criador” (2004) e as menções honrosas do “Aveiro Jovem Criador” (2011) e da 5.ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde (2007). A sua obra está representada em coleções públicas e privadas, na Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal e Suécia. Realizou diversos projetos de arte pública, entre os quais, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa.