Na sequência de um intenso trabalho entre a CM de Coimbra, a IP e a MM, com vista a aferir as intervenções em curso no âmbito da empreitada da linha Portagem – Alto de S. João do Sistema de Mobilidade do Mondego, foi verificada a necessidade de se introduzirem alguns ajustes no projeto em execução para a praça 25 de Abril, no âmbito da integração urbana do MetroBus. Os ajustamentos, que exigiram estudos prévios, referem-se a dois projetos distintos, embora interligados, mas com intervenção desfasada no tempo, tal como explica a informação dos serviços municipais. O primeiro refere-se à integração urbana da praça e ao aumento da área verde da praça 25 de Abril, que vai triplicar o número de árvores inicialmente previstas, e o segundo é relativo à construção de uma nova rotunda na rua do Brasil.
Segundo a informação técnica dos serviços municipais, as alterações propostas de integração urbana na área de praça procuraram: “dignificar a fonte, dando-lhe maior destaque e amplitude através do desenho de pavimentos mais clarificado”; “manter um maior número de árvores, e em particular o chorão presente no local, que confere um carácter muito próprio à praça” e “assegurar que a praça seja entendida como um único espaço atravessado pelo MetroBus e não dois espaços distintos”. Para cumprir estas alterações introduziram-se áreas vegetais adicionais, com aumento do número de árvores a plantar e redistribuíram-se as árvores e bancos propostos. Esta alteração vai permitir que a quantidade total de árvores a plantar aumente em relação ao projeto original, passando de 11 para 36 unidades, com um sombreamento mais bem distribuído. Também foram trabalhados os circuitos pedonais, tanto para a paragem do MetroBus como para a interface intermodal.
“Face à nova configuração do espaço, a área total pavimentada é reduzida e é aumentada a área com coberto vegetal”, alerta a informação técnica acrescentando que “de modo esta alteração não resultar num aumento significativo do consumo de água para rega, previu-se a plantação de espécies herbáceas e arbustivas em detrimento dos relvados na maior parte dos canteiros, permitindo assim a implantação de um sistema de rega gota-a-gota, mais eficiente em termos do uso da água”.
No que concerne à nova rotunda na rua do Brasil, esta alteração “será determinante para melhorar o sistema de mobilidade rodoviário na zona, uma vez que viabiliza a utilização da rua Tomé Rodrigues Sobral, como via principal de acesso à rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira”, explicam os serviços municipais. Para este efeito “a rua Tomé Rodrigues Sobral, agora liberta da linha de caminho de ferro, passará a ter dois sentidos com um perfil com duas vias de circulação, ciclovia e passeios”, o que vai permitir ainda “requalificar o troço nascente da rua do Brasil, que deverá passar a sentido único, reduzindo-se a largura da faixa de rodagem e possibilitando o alargamento dos passeios”, bem como “a interligação com a rua do Ultramar e, futuramente, com a avenida da Lousã”.
Segunda a informação técnica, a rotunda tem um diâmetro exterior de 37 metros e uma zona de circulação com 10 metros de largura. “A sua implantação foi condicionada pela existência de um freixo de grandes dimensões que é fundamental preservar”, sublinham os serviços municipais que dão conta que “a árvore ficará localizada na zona central da rotunda com uma área verde envolvente de modo a não afetar o seu sistema radicular”. “Na primeira fase não será executado o entroncamento com a Av. da Lousã, embora o projeto já preveja esta ligação, que poderá ser efetivada quando avançar a construção daquela avenida”, esclarece a informação técnica.
No despacho da vereadora da Mobilidade, Ana Bastos, pode ler-se que “é proposta uma alteração profunda à requalificação paisagística da praça 25 de Abril, de forma a não abater mais árvores, ao mesmo tempo que se reforça a estrutura arbórea com novas plantações”.